one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Henrique Capriles, principal adversário político de Hugo Chávez

Imagem:

Compartilhar:

Oposição exige que Hugo Chávez "fale" com venezuelanos

Criado em 17/01/13 18h33 e atualizado em 17/01/13 19h36
Por Portal EBC*

Principal opositor de Chávez apela para que correligionários evitem boatos e ódio
Henrique Capriles, principal adversário político de Hugo Chávez exigiu que presidente (codigovenezuela.com)

O Diário Oficial da Venezuela publicou em sua edição desta quinta-feira (17) dois decretos assinados pelo presidente Hugo Chávez, sob os quais denomina o chanceler e o sexto vice-presidente do Conselho de Ministros de seu novo governo. O líder da oposição, Henrique Capriles Radonski, exigiu que Chávez fale ao país e explique “o que está acontecendo”.

“Se o presidente da República pode assinar decretos, eu peço que apareça, fale à Venezuela e diga o que está acontecendo no governo, porque na Venezuela o que há é desgoverno”, afirmou Capriles, governador do estado de Miranda.

As nomeações haviam sido antecipadas nesta quarta-feira (16) pelo vice-presidente Nicolás Maduro, durante a sessão em que entregou à Assembleia Nacional (Parlamento venezuelano) o informe da gestão do governo Chávez em 2012.

Leia também:

Pesquisa mostra que 69,1% dos venezuelanos querem continuidade de Chávez

Venezuela tem novo ministro das Relações Exteriores

OEA suspende reunião com oposição venezuelana

Oposição da Venezuela apela à OEA para verificar supostas irregularidades no país

Durante o evento Capriles concordou com Maduro em condernar qualquer forma de violência política no país e ambos foram fotografados apertando a mão e trocando sorrisos durante a reunião do Conselho Federal do governo.

“Somos inimigos da violência, não devemos deixar que nosso verbo aumente a violência e devemos demonstrar nossa vontade diária de diálogo”, afirmou ao término do encontro, em que Maduro assegurou que o governo teria “informações” sobre a existência de um suposto plano para “incendiar o país” com atos de violência e sabotagens ao sistema de eletricidade.

Forças armadas

Maduro transmitiu nesta quinta-feira (17), uma mensagem de agradecimento de Chávez “pela lealdade” das  forças armadas da Venezuela,  durante um ato em que o ministro da Defesa, almirante Diego Molero, entregou ao vice as propostas do setor para integrar o plano do novo governo.

Durante o ato, celebrado no forte Tiuna, em Caracas, Molero assegurou que as forças armadas acatarão e farão cumprir a decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que autorizou Chávez a jurar seu novo mandato quando estiver recuperado da cirurgia contra um câncer, realizada em dezembro  passado. Molero afirmou que os militares garantirão “a paz social do país”.

“Nós soldados acatamos e faremos cumprir a decisão do TSJ de permitir ao chefe de Estado voltar ao país quando seu estado de saúde melhorar”, disse Molero.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário