one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reeleito, Chávez tem a posse marcada para o próximo dia 10.

Imagem:

Compartilhar:

Presidente interino da Venezuela diz que Chávez está com “a força de sempre”

Criado em 02/01/13 07h35 e atualizado em 02/01/13 08h19
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Hugo Chávez
Mesmo em recuperação presidente venezuelano quis saber detalhes sobre a situação econômica e política do país. (Victor Soares/ABr )

Brasília – Após passar os últimos três dias em Havana, capital cubana, o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, condenou as especulações em torno do agravamento do estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, internado em Cuba. Em entrevista concedida à emissora multiestatal de televisão, Telesur, e reproduzida pela agência pública de notícias da Venezuela e pela emissora estatal do país, Maduro disse ter encontrado Chávez “com a mesma força de sempre”.

Maduro informou ainda que o presidente venezuelano quis saber detalhes sobre a situação econômica e política do país. "O presidente tem uma força gigantesca e ele está enfrentando essa batalha com tal força, assim como o nosso povo."

Chávez foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, no último dia 11. Há poucas informações sobre o estado geral de saúde dele, mas as autoridades venezuelanas confirmaram que ele teve hemorragia durante a cirurgia, além de uma infecção respiratória, e que nos últimos dias houve um agravamento do quadro.

Porém, ontem (1º) informações não oficiais indicavam que Chávez havia piorado devido a uma febre incessante e a dificuldades em reagir ao tratamento pós-operatório, inclusive que estaria em coma induzido. No entanto, Maduro, que está em Cuba desde o dia 29, negou as informações e acusou a oposição de divulgar as especulações sobre o agravamento do estado de saúde de Chávez.

"Aquele que não conhece o respeito não tem limites. Essa direita local pensa que o povo [venezuelano] é descontrolado e quer converter o amor [do povo] em raiva a seu favor. Nós dizemos ao nosso povo para ter confiança no trabalho que está sendo feito. Temos fé e esperamos que o presidente vai continuar a evoluir", ressaltou Maduro.

O presidente interino da Venezuela acrescentou que Chávez tem consciência da complexidade do estado geral de saúde. "[O presidente Chávez] está ciente da complexidade do estado pós-operatório", ressaltou. "O comandante Chávez nos pediu expressamente para manter o povo informado sempre com a verdade, por mais difícil que fosse. O presidente está em tratamento e sabe que a situação é complexa. Nos últimos dias apresentou melhoras e momentos de estabilidade.”

Em 18 meses, Chávez foi submetido a quatro cirurgias em decorrência do câncer. Desde 2011, ele luta contra a doença e chegou a anunciar que estava curado. Mas, no começo de dezembro, veio a público para informar que o tumor havia reincidido e que era para a população venezuelana estar preparada. Também pediu apoio à eventual gestão de Maduro.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, da emissora multiestatal de televisão, Telesur,http://www.telesurtv.net/ e da emissora estatal de televisão da Venezuela.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário