one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em visita ao Rio de Janeiro David Cameron visita a ong Luta pela Paz, na Comunidade da Maré.

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro defende referendo para verificar se Reino Unido permanece na União Europeia

Criado em 23/01/13 06h01 e atualizado em 23/01/13 08h11
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

David Cameron
David Cameron. (World Economic Forum / Creative Commons)

Brasília – O governo do Reino Unido vai realizar um referendo sobre a manutenção do país na União Europeia (que reúne 27 nações). A data ainda não foi definida, mas deve ser entre 2015 e 2017. A iniciativa será anunciada hoje (23) pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron. A expectativa é que ele proponha a manutenção dos britânicos no bloco, sob duas condições: a reforma da União Europeia e a renegociação das relações com o Reino Unido.

De acordo com assessores, Cameron deverá defender que a manutenção do Reino Unido na União Europeia é de interesse nacional desde que o bloco demonstre mais abertura e flexibillidade. Analistas políticos informam que o primeiro-ministro está em campanha para o segundo mandato no cargo (2015-2019).

“Se não respondermos aos desafios, o perigo é que a Europa fracasse e o Reino Unido se dirija para a saída”, diz o texto prévio do primeiro-ministro. “Não quero que isso aconteça, quero que a Europa seja um sucesso”.

O tom de Cameron em seu discurso, segundo assessores, será de conciliação. O primeiro-ministro vai dizer que compreende a impaciência dos que cobram mais ações da União Europeia. Ele tem destacado as vantagens econômicas do mercado comum, apesar da crise na Zona Euro (que reúne 17 países que adotam a moeda única).

Cameron, porém, reclama das medidas relativas às orientações sobre emprego, regulamentação social, polícia e justiça. Também reivindica mais isenções para o Reino Unido.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário