one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas europeias no Mali

Imagem:

Compartilhar:

Reino Unido e Alemanha devem enviar reforços ao Mali nos próximos dias

Criado em 29/01/13 10h14 e atualizado em 29/01/13 10h25
Por Carolina Gonçalves* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mali - 2
Tropas europeias no Mali (Télam)

Brasília - Os governos do Reino Unido e da Alemanha devem enviar reforços para o Mali nos próximos dias, com o objetivo de apoiar as forças africanas no combate aos rebeldes islamitas que atuam principalmente no Norte do país. De acordo com a agência pública de notícias de Portugal - Lusa -, o governo alemão sinalizou que pretende enviar o terceiro avião de transporte militar para Bamako, a capital. A aeronave seria utilizada no transporte de militares que estão sendo deslocados para o país africano.

Fontes do governo alemão defendem que com o envio de um terceiro avião Transal - modelo utilizado no apoio ao governo africano – as duas aeronaves que já estão no continente poderiam apoiar diariamente a Missão Internacional de Apoio ao Mali, liderada pelas forças africanas (Afisma, na sigla inglesa).

Leia também:

Antes exemplo de democracia, Mali mergulha em guerra civil

Grupo de direitos humanos diz que Exército do Mali promove execuções sumárias

Europeus, africanos e Nações Unidas discutem em fevereiro crise no Mali

Além do reforço alemão, o governo africano ainda deve contar com o envio de 200 militares não combatentes do Reino Unido. A intenção do governo britânico é ajudar a França no treinamento das tropas da força africana. O governo do Reino Unido não divulgou mais detalhes da notícia que ganhou destaque nos jornais britânicos.

O Mali é o sétimo maior país do continente africano em extensão e um dos mais populosos da região, cercado por sete países – Argélia, Níger, Mauritânia e Senegal, além da Costa do Marfim, de Guiné e de Burkina Faso. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais da metade vive abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e histórico de golpes de Estado fazem parte do cotidiano do Mali.

* Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

* Colaborou Renata Giraldi

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário