one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, escritor e jornalista

Imagem:

Compartilhar:

Unesco premia Frei Betto por contribuição para a paz

Criado em 11/01/13 16h11 e atualizado em 11/01/13 16h40
Por Portal EBC*

Frei Betto recebe homenagem da Unesco
Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, escritor e jornalista ((Foto:Rose Brasil / Agência Brasil))

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atribuiu ao religioso brasileiro Frei Betto o prêmio internacional José Martí 2013, pela sua contribuição para a construção da paz e da justiça social. O júri responsável pela escolha é formado por integrantes dos cinco continentes.

Betto “foi escolhido em reconhecimento do seu trabalho como educador, escritor e teólogo; pela sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão; e pela promoção de uma cultura de paz e direitos humanos", anunciou hoje a agência da ONU por meio de comunicado.

Carlos Alberto Libanio Christo, conhecido como Frei Betto, é um frade dominicano nascido no estado de Minas Gerais, conhecido pela sua atuação contra a ditadura militar brasileira (1964-1985), pela qual foi preso duas vezes.

Frei Betto tem mais de cinquenta livros publicados, entre eles "Fidel e a religião". No Brasil, é um dos ícones da "Teologia da Libertação", corrente política de esquerda ligada à igreja católica.

A escolha do brasileiro para o prémio José Martí 2013 foi feita por recomendação de um júri internacional. O prémio será entregue em 30 de janeiro, em Havana, Cuba.

O Prêmio Internacional José Martí foi criado em novembro de 1994 pelo Conselho Executivo da UNESCO, por iniciativa do Governo de Cuba, e homenageia organizações e indivíduos que se destacaram na causa da unidade e integração da América Latina e Caribe, com base no respeito às tradições culturais e valores humanistas.

O prêmio será entregue durante a abertura da III Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo, que será realizada na capital cubana entre os dias 28 e 30 de janeiro, com participação de representantes de 43 países para refletir sobre diversas problemáticas contemporâneas. Além de Frei Betto, participarão do evento o Prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel e o ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernandéz. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é esperada, mas ainda não foi confirmada.

* Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, LUSA e de Cuba, Prensa Latina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário