one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia e Estados Unidos cobram renúncia de Assad

Criado em 07/01/13 07h59 e atualizado em 07/01/13 08h25
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Criança Síria
Organizações não governamentais apontam que mais de 60 mil pessoas já morreram vítimas dos conflitos na Síria. (Freedom House/Creative Commons)

Brasília – A União Europeia (UE) e o governo dos Estados Unidos cobram do presidente da Síria, Bashar Al Assad, a renúncia para iniciar o processo de transição política no país. Há 21 meses, a Síria vive sob clima de guerra e mais de 60 mil pessoas morreram, inclusive crianças e mulheres, segundo organizações não governamentais.

A chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, insiste que é fundamental acabar com o clima de guerra na Síria. “Vamos analisar atentamente se existe algo de novo no discurso [do presidente sírio], mas mantemos a nossa posição de que Assad tem de se afastar e permitir uma transição política”, disse ela.

Desde 2000 no poder, Assad fez ontem (6) um discurso à nação informando que pretende permanecer no governo, embora esteja aberto ao diálogo. Mas manteve o discurso crítico em relação à oposição. Integrantes da oposição anunciaram que rejeitam a proposta de Assad, que chamou a atual circunstância política do país de  "conspiração internacional" orquestrada por países ocidentais e árabes que financiam os “terroristas” que contestam o regime.

Desde março de 2011, a Síria está sob 19 sanções, principalmente impostas pela União Europeia. nas áreas econômica e financeira. Um total de 54 empresas e 181 pessoas, incluindo integrantes do governo Assad, constam da lista dos europeus, que impõe o congelamento de contas e a proibição de entrada no espaço comunitário.

Nos Estados Unidos, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que o plano de paz apresentado por Assad é "fora da realidade" e "mais uma tentativa do regime sírio de se manter no poder". O governo dos Estados Unidos reafirmou que o presidente sírio deve "se afastar e permitir uma transição política".

*Com informações da BBC Brasil  e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário