one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plantação de trigo

Imagem:

Compartilhar:

Acordo estabelece critérios fitossanitários para importação de trigo da Rússia

Criado em 20/02/13 14h22 e atualizado em 20/02/13 15h36
Por Carolina Gonçalves Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Trigo
Governo russo terá de emitir uma espécie de certificado do trigo que estiver dentro das normas fitossanitárias. (Ximénex - Wikimedia Commons)

Brasília – Os governos do Brasil e da Rússia definiram hoje (20) os critérios fitossanitários que vão garantir a liberação da venda do trigo russo no mercado brasileiro. O acordo foi assinado pelas autoridades dos dois países durante a 4ª Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível, que ocorre em Brasília.

A expectativa das autoridades brasileiras é que, com a entrada do produto russo, seja possível minimizar o risco de desabastecimento no mercado doméstico, com a quebra de safra da produção brasileira.

Para garantir a segurança do produto importado, o governo russo terá de emitir uma espécie de certificado do trigo que estiver dentro das normas fitossanitárias, assegurando que todos os critérios tenham sido seguidos.

As autoridades dos dois países também discutiram a possibilidade de fornecimento de farelo de soja brasileiro para a Rússia, mas os detalhes desse acordo ainda não foram divulgados.

Durante o encontro liderado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, negociadores dos dois países também conseguiram acordar entendimentos em outras áreas. A Rússia será incluída no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, o que vai aumentar o leque de possibilidades para os estudantes brasileiros que poderão participar de cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado em instituições russas.

Os representantes dos dois países também decidiram que vão compartilhar informações sobre políticas públicas para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas e para garantir que esses negócios tenham acesso a estudos e pesquisas de aperfeiçoamento.

*Colaborou Yara Aquino // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário