one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Bento XVI decide baixar os vidros do papamóvel para cumprimentar fiéis na chegada à basílica de Nossa Senhora Aparecida em SP

Imagem:

Compartilhar:

Bento XVI permanece em retiro espiritual até o dia 23

Criado em 18/02/13 07h23 e atualizado em 18/02/13 08h13
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Papa Bento XVI na chegada à basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP)
Bento XVI avisou que depois da renúncia vai se retirar da vida pública e passar a viver escondido (Arquivo/ABr)

Brasília – Em meio às discussões sobre sua renúncia e sucessão, o papa Bento XVI, de 85 anos, passará a semana em retiro espiritural até sábado (23). Em decorrência do período de meditações, ele cancelou todas as atividades. Ao longo desta semana, no entanto, Bento XVI deverá se reunir com o secretário  particular, Georg Ganswein, para despachar os assuntos considerados urgentes. A próxima atividade ocorrerá apenas no dia 23.

Ao encerrar o período de orações, ele se reunirá em audiência privada e de despedida com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, lembrou que o período de retiro para meditações durante a Quaresma é habitual.

Leia também: 
Vaticano diz avaliar possível antecipação de conclave
Cardeal diz que nacionalidade não é revelante para a escolha do papa
Igreja Católica inicia nova fase após renúncia do papa, diz professor de direito canônico
Eleição do sucessor de Bento XVI pode ser antecipada, diz porta-voz do Vaticano

Após renunciar, no dia 28, Bento XVI passará a viver, pelo menos por dois meses, na residência pontifícia de Castel Gandolfo. Depois, ele viverá no mosteiro de clausura, no Vaticano, que está sendo reformado. Segundo o porta-voz, a escolha do mosteiro foi proposital para permanecer próximo ao Vaticano.

Bento XVI avisou que depois da renúncia vai se retirar da vida pública e passar a viver escondido, expressões utilizadas por ele na última semana. Nas missas e audiências, o papa reiterou a necessidade de renovação da fé, da Igreja Católica Apostólica Romana, da humildade e da sinceridade.  

No próximo dia 27, Bento XVI terá uma audiência geral com 35 mil pessoas, mas é possível que esse número seja ainda maior, segundo o porta-voz do Vaticano. Ontem (17) o papa celebrou missa na Praça São Pedro, reunindo mais de 50 mil pessoas. Falando em vários idiomas, Bento XVI enviou mensagens sobre a Quaresma e a necessidade de desmascarar as farsas.

"Jesus teve que desmascarar e repelir as falsas imagens de Messias que o tentador lhe propunha. Mas essas tentações são também falsas imagens do homem, que em todos os tempos insidiam a consciência, travestindo-se de propostas convenientes e eficazes, até mesmo boas", ressaltou Bento XVI.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário