one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O comediante Beppe Grillo, terceiro maior votado nas eleições parlamentares descarta qualquer apoio para formar governo

Imagem:

Compartilhar:

Beppe Grillo descarta qualquer aliança para viabilizar governo na Itália

Criado em 27/02/13 16h38 e atualizado em 27/02/13 17h14
Por Leandro Melito - Portal EBC*

Beppe Grillo descarta parceria para formar governo na Itália
O comediante Beppe Grillo, terceiro maior votado nas eleições parlamentares descarta qualquer apoio para formar governo (Divulgação)

O Movimento 5 Estrelas, que conquistou um quarto dos votos nas eleições legislativas italianas, não vai viabilizar  nenhum governo, seja de esquerda ou de direita, anunciou nesta quarta-feira (27) por meio de seu blog o líder do partido Beppe Grillo.

"O M5E não dará o seu voto de confiança nem ao Partido Democrata (centro-esquerda) nem aos outros, votará a favor das leis que reflitam o seu programa, seja quem for que as proponha", afirmou o ator comediante que lidera o movimento que conquistou 109 deputados na câmara baixa do parlamento e 54 membros do Senado, a câmara alta

As declarações de Grillo respondem a uma das hipóteses levantadas para tirar a Itália do impasse, após o resultado  das eleições legislativas de domingo e segunda-feira. A solução apontada seria um governo de esquerda maioritário liderado pelo Partido Democrata na Câmara dos Deputados e minoritário no Senado, mas com acordos pontuais com o M5E.

O modelo  vigora na Sicília, onde o M5E apoia pontualmente o Governo de centro-esquerda do governador Rosario Crocetta, que já havia afirmado que o diálogo com o M5E é possível e sua administração funciona assim desde que ganhou as eleições em novembro passado.

 Durante a campanha grilo atacou a classe política do país e afirmou que não faria parcerias com ninguém e propôs como chefe de Estado o premio Nobel de Litera Dario Fo. "Veremos o que propõe Bersani, lei a lei, reforma a reforma. Não estamos contra o mundo" foram as afirmações de  Grillo aos meios de comunicação nesta terça-feira (26).

Propostas

Luigi Bersani
Luigi Bersani, vitorioso nas eleições italianas. (Wikimedia Commons)

Em sua primeira aparição após as eleições Bersani reconheceu nesta terça-feira (26) que apesar de terem sido os mais votados não ganharam as eleições e abriu uma porta a Grillo, considerando que o líder do movimento antipolítica e seu partido “devem assumir  a responsabilidade” e dizer “o que querem fazer para esse país”. Beppe Grillo acusou o líder do PD, Pier Luigi Bersani, de "assediar politicamente" o M5E com "propostas indecentes em vez de se demitir, como faria qualquer pessoa no seu lugar".Na terça-feira, Bersani apelou ao M5E para que se defina e diga "o que quer para o país".

Bersani apresentou  um programa  que poderia ser compartilhado por Grillo. Os pontos são reformas institucionais, reforma política, lei sobre partidos políticos e moralidade pública e privada, além de um programa para mudar algumas leis, como a lei eleitoral, para a convocação de novas eleições.

Grillo frisou que se Bersani quiser propor no parlamento o fim do financiamento público aos partidos políticos ou a introdução de uma "renda de cidadania", uma ajuda pública para pessoas desfavorecidas, o seu movimento apoiará estas medidas. A centro-esquerda tem a maioria dos Deputados, mas não conseguiu número necessário de Parlamentares para controlar o Senado. Após rechaçar qualquer tipo de aliança com Berlusconi, a única saída para Bersani é fechar um acordo com Grillo, já que o apoio dos senadores do partido de Mario Monti não bastariam.

"Nos últimos 20 anos, o PD governou durante 10 e no último ano e meio até fez parte de um "super-governo" com o PDL (de Silvio Berlusconi), votando todas as porcarias de Rigor Montis", afirmou Grillo, referindo-se a Mario Monti, o primeiro-ministro tecnocrata.

Durante os próximos dias será realizada a formação das Câmaras e a eleição dos presidentes de forma a constituir os grupos parlamentares. No dia 21 de março o presidente da República, Giorgio Napolitano, começará as consultas com os representantes políticos para determinar a formação do Governo.

*Com informações das agências públicas de Portugal, Lusa, e da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário