one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foram cerca de 2,3 milhões de usuários adultos e 226 mil adolescentes no Brasil em 2011.

Imagem:

Compartilhar:

Brasil está na rota do tráfico de drogas envolvendo a África Ocidental, diz ONU

Criado em 26/02/13 08h22 e atualizado em 26/02/13 08h40
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Cocaína
Na África Ocidental, houve registro de aumento do tráfico no Benin, principalmente por avião. (Divulgação PF)

Brasília – O Brasil está na rota principal do tráfico de drogas para os países da África Ocidental, por intermédio, principalmente, da ação de grupos organizados liderados por africanos. A conclusão está no relatório Crime Organizado Transnacional na África Ocidental, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) – vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Pelo documento, o tráfico de cocaína é a atividade mais lucrativa.

O relatório informa, porém, que houve uma queda no tráfico de cocaína, se comparado o período de 2010  a 2007. Uma das hipóteses é que o tráfico de drogas tenha sido afetado pelos impactos da crise econômica internacional. Mas a cocaína não é a droga ilegal traficada na região, há também a produção e o tráfico de metanfetamina e de medicamentos falsificados.

Leia também:
ONU espera maior controle do Brasil sobre a droga que vai para Guiné-Bissau

“Grande parte da cocaína destinada à África Ocidental hoje vem do Brasil, onde os grupos criminosos [liderados por] nigerianos exportam a droga”, diz o relatório, informando que as mudanças de rota são constantes e que atualmente é comum o uso da navegação marítima, além dos aviões e correios.

Na África Ocidental, houve registro de aumento do tráfico no Benin, principalmente por avião. Segundo o documento, a produção de metanfetaminas na Nigéria, por exemplo, é “uma preocupação crescente”.

Para os especialistas do Unodc, a crise econômica internacional reduziu o fluxo de contrabando envolvendo cidadãos da África Ocidental em direção à Europa. Até então, era crescente o movimento migratório decorrente do tráfico de drogas da África para o Leste da Europa. O relatório indica ainda a permanente conexão entre drogas e armas.
 
No documento, a Líbia, que ainda vive sob clima de instabilidade política, é um dos principais focos de distribuição de armas na região, inclusive para o Mali – que enfrenta um momento de confronto armado entre integrantes do governo e de grupos islâmicos extremistas.

O relatório alerta sobre o aumento dos remédios falsificados. Pelo menos 10% dos medicamentos importados na África Ocidental são de origem duvidosa. Para os especialistas, a “pirataria marítima” deve ser foco de atenção nas regiões da Somália, Guiné,do Benin e Togo. O documento completo, elaborado pela Unodc, pode ser obtido na página da agência.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário