one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


De um modo geral, os carnavais latino-americanos foram trazidos pelos colonizadores espanhóis e portugueses

Imagem:

Compartilhar:

América Latina mescla tradições indígenas e africanas no carnaval

Criado em 09/02/13 15h13 e atualizado em 09/02/13 15h54
Por Leandra Felipe - Coorespondente EBC Edição:Talita Cavalcante Fonte:

Bogotá - Os carnavais latino-americanos mesclam as tradições indígenas das civilizações pré-hispânicas com os costumes da população afrodescendente dos países da região. Alguns recebem até influência do carnaval brasileiro, considerado o maior do mundo. De um modo geral, os carnavais latino-americanos foram trazidos pelos colonizadores – na América Hispânica – pela Coroa espanhola, assim como o brasileiro chegou com os portugueses.

Nas colônias, as festas foram assimilando elementos das culturas locais, das civilizações pré-hispânicas e de comunidades que vieram depois, como os afrodescendentes. Para analistas ouvidos pela Agência Brasil, apesar das diferentes influências regionais, o carnaval na América Latina carrega uma mensagem “homogênea”.

“O carnaval é um evento que se realiza no tempo e no espaço. Independentemente das mudanças regionais, nas festas, há uma relação distinta entre as pessoas, que implica em aproximação e mudança na comunicação interpessoal”, define o professor Jorge Enrique Londoño, diretor do Instituto de Comunicação e Cultura da Universidade Nacional da Colômbia.

Londoño lembra que essas são características universais. Mesmo com as diferenças culturais, o resultado será o mesmo. “O carnaval é a celebração do riso e da quebra de valores em qualquer lugar em que se vá”, defende.

E os costumes variam bastante na América Latina. No Equador, um dos principais carnavais é o da cidade de Guaranda, capital da província de Bolívar, a quatro horas da capital, Quito. Na festa, os foliões têm o costume de brincar com água, ovos e farinha, numa farra similar à comemoração dos estudantes brasileiros aprovados no vestibular. A cidade promove também desfiles de carros alegóricos, que se apresentam ao som de músicas típicas.

A música do carnaval são as tradicionais Diabladas Equatorianas. Diferentes grupos folclóricos de outras cidades e povoados se apresentam durante a celebração. Algumas apresentações fazem oferendas a La Pachamama (Mãe Terra), em sinal de agradecimento aos favores recebidos da terra.

Na Bolívia, o carnaval mais conhecido e procurado é o Carnaval de Oruro, no estado que leva o mesmo nome. A festa foi reconhecida como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2008.

O carnaval de Oruro mescla celebrações da religião católica e elementos da cultura indígena pré-colombiana. O carnaval da cidade começa com o pedido de bênção dos grupos folclóricos que se apresentam à Virgem del Socavón, padroeira da cidade.

No carnaval boliviano, o pássaro azul, uma espécie de cachaça feita da cana-de-açúcar, de tonalidade azulada, é bastante procurado pelos foliões. No México, o carnaval mais conhecido é o de Veracruz, no estado de mesmo nome. A festa ocorre desde 1866 e, este ano, é esperado um público de 1,3 milhão de pessoas.

A festa mescla ritmos caribenhos, como a salsa e o merengue, mas também oferece programação de batucadas ao ritmo do samba brasileiro.

“Gostamos muito do carnaval do Brasil e sempre trazemos grupos de batucada. O México é fascinado pela cultura brasileira e pela simpatia dos brasileiros”, disse à Agência Brasil o presidente do Comitê do Carnaval de Vera Cruz, Anselmo Estandia.

A festa na cidade começou na terça-feira (5) com a tradição da Queima do Mau Humor. Em praça pública, uma grande fogueira é acessa para queimar o mau humor que pode atrapalhar a festa.  Depois da cerimônia, o carnaval na cidade começa “oficialmente”.

“A primeira coisa que temos que fazer para passar um bom carnaval é queimar o mau humor e tudo o que é negativo. Agora é hora de se dedicar somente à alegria e ao riso”, explica o organizador da festa.

Para terminar o carnaval de Veracruz é feito o enterro de Juan Carnaval, com a leitura de seu testamento, segundo os organizadores, um texto baseado no sarcasmo e na ironia, quase sempre com críticas à política mexicana

Na Colômbia, a festa em Barranquilla, capital do carnaval caribenho, também foi declarada Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2001. O carnaval de Barranquilla é considerado o segundo mais importante do mundo, depois do Rio de Janeiro.

Os pré-carnavais, em janeiro, e a coroação da Rainha do Carnaval são eventos bastante disputados na cidade. A música é a caribenha, com influência da cumbia, da puya e do mapalé, ritmos do Caribe colombiano.
 
Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário