one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Politburo vai definir o futuro político da China

Imagem:

Compartilhar:

China quer melhorar relações com o Vaticano

Criado em 18/02/13 09h37 e atualizado em 18/02/13 14h30
Por © Agência Lusa

Vaticano foto externa
China e a Santa Sé não têm relações diplomáticas e a única igreja católica autorizada pelo governo chinês é independente do Vaticano (Enrique Zepeda Venegas/Creative Commons)

Pequim, 18 fev (Lusa) – A China manifestou-se hoje interessada em “melhorar as relações” com o Vaticano e exortou o sucessor do papa Bento XVI a adotar “uma atitude flexível e prática” nesse sentido.
“Esperamos que sob a liderança de um novo papa a Santa Sé adote uma atitude flexível e prática para criar condições à melhoria das relações bilaterais”, disse o porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros (MNE), Hong Lei, respondendo a uma pergunta da agência Lusa.

Foi a primeira reação oficial chinesa ao anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, há uma semana.

China e a Santa Sé não têm relações diplomáticas e a única igreja católica autorizada pelo governo chinês é independente do Vaticano.

Sem comentar o pontificado de Bento XVI, o porta-voz do MNE chinês indicou que “a China tem sido sempre sincera” quanto ao desejo de “melhorar das relações” com o Vaticano, mas – realçou – isso tem de ser feito “com base em dois princípios”.

“Em primeiro lugar, o Vaticano deve cortar os chamados laços diplomáticos com Taiwan e reconhecer o governo da República Popular da China como o único governo legítimo de toda a China e que Taiwan é uma parte inalienável da China”, disse.

O Vaticano “não deve interferir nos assuntos internos da China, incluindo interferências em nome da religião”, acrescentou Hong Lei.

A Santa Sé é o único Estado europeu que mantém relações diplomáticas com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista ter tomado o poder no continente, em 1949.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário