one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


equipamento radioativo

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte confirma que fez novo teste com bomba atômica

Criado em 12/02/13 13h36 e atualizado em 12/02/13 14h01
Por Pedro Peduzzi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Energia nuclear - equipamento radioativo
Equipamento radioativo (William Krapp/Creative Commons)

Brasília - A Coreia do Norte confirmou a realização de um novo teste nuclear, o terceiro na história do país. A ação recebeu críticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de diversos países – inclusive dos aliados Rússia e China.

Segundo comunicado divulgado ontem (11) pela a agência oficial de notícias norte-coreana, o dispositivo detonado era “pequeno e leve”, porém com poder explosivo maior do que os acionados nos testes anteriores, de 2006 e 2009. Em decorrência dele, foi registrada na região uma atividade sísmica de 4,9 graus (escala Richter).

A Coreia do Norte havia anunciado em janeiro que faria o teste como resposta a sanções feitas pela ONU por ter testado em dezembro um foguete de longo alcance. A expectativa é que ainda hoje (12) o Conselho de Segurança da entidade se reúna para decidir o que fazer.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou sua "firme oposição" à iniciativa norte-coreana e conclamou a comunidade internacional a dar uma resposta rápida e crível ao novo teste.

Aliados da Coreia do Norte, Rússia e China também criticaram os testes nucleares. "Sem dúvida, tal comportamento, que é incompatível com as normas internacionalmente aceitas, merecem condenação e reação adequada da comunidade internacional", disse um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Segundo o governo russo, os norte-coreanos manifestaram desprezo pelas decisões da ONU e ignoraram regras do direito internacional. A preocupação do país aliado é que essas movimentações representem uma desculpa para a expansão da atividade militar na península coreana.

O governo chinês, por sua vez, disse que se opõe firmemente ao teste nuclear. O Ministério das Relações Exteriores chinês reiterou compromisso do país com a desnuclearização da península e contra a proliferação nuclear, além de trabalhar para manter a paz e a estabilidade no Nordeste da Ásia.

Assim como os EUA, a China havia sido notificada com antecedência dos planos da Coreia do Norte em realizar o teste.

O governo sul-coreano também condenou o teste nuclear, e o classificou como violação das resoluções da ONU e como "ameaça inaceitável" para a paz na região.

*Com informações da BBC Brasil e da Telam

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário