one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano.

Imagem:

Compartilhar:

Eduardo Galeano participa de protesto contra transferência de juiza no Uruguai

Criado em 15/02/13 19h15 e atualizado em 18/02/13 09h57
Por Portal EBC*

Eduardo Galeano
Escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano participou de protesto contra transferência de juíza. (Mariela De Marchi Moyano / Creative Commons)

Centenas de uruguaios participaram de uma manifestação em frente a Suprema Corte de Justiça do do país nesta sexta-feira (15), entre eles o escritor Eduardo Galeano. O motivo do protesto foi a transferência da juíza Mariana Mota, que investigava violações de direitos humanos durante a ditadura no Uruguai (1973-1985) .

A mobilização foi convocada na quinta-feira (14) por organizações sindicais e em defesa dos direitos humanos por meio das redes sociais, após o anúncio de que a juiza fhavia sido transferida pela Suprema Corte da justiça penal para a civil.

Mariana Mota estava a frente de um julgamento penal que investiga mais de 50 casos de homicídios, desaparições e torturas ocorridos na

ditadura. Em 2010 a juíza condenou a 45 anos de prisão o ex-presidente constitucional e depois ditador, Juan Bordaberry (1972-1976), falecido

Juíza uruguaia que investigava crimes da ditadura é transferida no Uruguai
A juíza Mariana Mota estava a frente de um julgamento penal que investiga mais de 50 casos de homicídios, desaparições e torturas ocorridos na ditadura uruguaia que devem passar às mãos de outro magistrado ainda não designado. (Agência Télam)

em julho de 2011 por 11 delitos de lesa humanidade .

Mota se apresentou à sede do Poder Judicial para juramentar o novo cargo, mas a ação dos manifestantes impediu a formalização, que teve que ser adiada após uma intervenção policial para desocupar o prédio.uruguaia que devem passar às mãos de outro magistrado ainda não designado.

Questionamentos

Após ser informada sobre sua transferência, a juiza afirmou que uma mudança intempestiva em caso de um juiz que tem casos importantes “obstaculiza a visão de Justiça”.

O presidente da Suprema Corte, Jorge Ruibal Pino negou que haja motivos ocultos na trasferência e afirmou que Mota “não tem assuntos mais importantes que os outros juízes”.


O deputado Luis Puig do partido governista Frente Ampla classificou como incompreensível a atitude da Suprema Corte e afirmou que ela beneficia os violadores de direitos humanos. O chanceler Luis Almagro afirmou que Mota aplicava cabalmente as convenções internacionais e de direitos humanos e, com sua transferência a um tribunal civil, “Uruguai perde posicionamento internacional”.

* Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Télam e de Cuba, Prensa Latina

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário