one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caso não o novo papa ainda não esteja definido, uma substância é misturada ao papel para que a fumaça - que sai pela chaminpe da Capela Sistina - seja preta

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como será a eleição para o novo Papa

Criado em 11/02/13 13h38 e atualizado em 11/02/13 16h15
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Chaminé Capela Sistina
Caso não o novo papa ainda não esteja definido, uma substância é misturada ao papel para que a fumaça - que sai pela chaminé da Capela Sistina - seja preta (Foto: Wikipedia/Creative Commons)

O Papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao ministério petrino no início desta segunda-feira. Ele permanece no posto até dia 28 de fevereiro, quando começa o processo para eleger o novo chefe da Igreja Católica.
 

Leia também:

Bento XVI vai renunciar comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro
Carta explica motivos da renúncia do Papa Bento XVI
De origem humilde, Ratzinger tornou-se professor universitário e doutor em teologia

Relembre a visita do Papa ao Brasil em 2007
Ouça a leitura da carta de renúncia do Papa Bento XVI no original
Cinco cardeais brasileiros devem participar de eleição do próximo papa
Na história da Igreja Católica, Bento XVI é o quarto papa a renunciar
Começam especulações sobre sucessor de papa Bento 16


Até 120 cardeais da igreja entram em um conclave que dura entre 15 e 20 dias depois da morte ou renúncia do antigo Papa. Neste caso, a previsão é que o clonclave comece às 17h do próximo dia 28. Os religiosos vão em cortejo até a Capela Sistina, e lá ficam isolados em celas particulares, onde dão seus votos para o novo pontífice.

Antes de manifestarem sua opinião nas cédulas, cada um dos cardeais faz um juramento assegurando seu voto secreto e que aceitará o resultado da eleição. O processo de votação, ao todo, dura nove dias ou o quanto for necessário até o resultado. O novo papa é eleito quando há a preferência de dois terços dos cardeais.

Após a contagem dos votos, as cédulas são queimadas. Caso não o novo papa ainda não esteja definido, uma substância é misturada ao papel para que a fumaça - que sai pela chaminpe da Capela Sistina - seja preta. Quando o novo pontífice está definido, a fumaça é branca. Assim, os fiéis podem acompanhar o processo de votação no Vaticano.

Depois de eleito, o novo Papa deve declarar qual nome ele escolheu como pontífice.

Você pode ler, na página oficial do Vaticano, o texto em português que explica os procedimentos para a eleição do novo Papa (Universi Dominici Gregis).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário