one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cardeal Keith O Brien

Imagem:

Compartilhar:

Envolvido em denúncias de assédio sexual, cardeal renuncia na Grã-Bretanha

Criado em 25/02/13 10h36 e atualizado em 25/02/13 11h09
Por Thais Leitão Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Cardeal Keith O'Brien
Cardeal Keith O'Brien (Gavin Scott / Wikimedia Commons)

Brasília - O cardeal Keith O'Brien, homem mais importante na hierarquia da Igreja Católica na Grã-Bretanha, apresentou pedido de renúncia hoje (25), após de ter seu nome envolvido em um escândalo ocorrido há três décadas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Igreja católica escocesa.

De acordo com o comunicado, “o papa Bento XVI aceitou em 18 de fevereiro a demissão do cardeal O'Brien do governo da Arquidiocese de Saint Andrews e Edimburgo [Escócia]".

Leia também:
Papa permite antecipação de conclave

O'Brien, de 74 anos, é acusado por três padres e um ex-sacerdote de ter se “comportado de maneira inapropriada” nos anos 1980. As quatro testemunhas alegam terem sido vítimas de assédio sexual.

O cardeal, que previa se aposentar no final do mês que vem, quando completa 75 anos, negou todas as acusações. Sua presença era prevista no conclave que vai eleger o novo papa, após a renúncia de Bento XVI.

Segundo analistas, as revelações aumentam a pressão sobre a Igreja Católica, que já vinha enfrentando acusações de corrupção, má administração e pedofilia.

Com a renúncia de O'Brien, 115 cardeais devem participar do próximo conclave, o mesmo número de religiosos que escolheram Bento XVI. O pontífice, de 85 anos, anunciou sua saída este mês. Ele deixa o pontificado na próxima quinta-feira (28). A previsão do Vaticano é que o novo papa seja escolhido até a Páscoa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário