one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na Alemanha, mais 177 mil embalagens foram retiradas de circulação

Imagem:

Compartilhar:

Escândalos com carne de cavalo preocupam autoridades da União Europeia

Criado em 16/02/13 14h47 e atualizado em 16/02/13 15h12
Por Agência Lusa

Lasanha
Na Alemanha, foram distribuídas cerca de 177 mil embalagens de lasanha com carne de cavalo não declarada (Lusa)

A presença de carne de cavalo não declarada em produtos alimentares de várias marcas na União Europeia continua a ser um tema de preocupação para as autoridades. O governo da Alemanha afirmou, neste sábado, que foram distribuídas no país cerca de 177 mil embalagens (equivalentes a 72 toneladas) de lasanha com carne de cavalo não declarada.

Segundo a revista alemã Focus, a lasanha comercializada pela marca Spanghero e fabricada pela empresa francesa de produtos congelados Comigel distribuiu por 13 países europeus cerca de 4,5 milhões de embalagens. A Bulgária retirou de circulação, provisoriamente, 86 quilos de produtos.

A Spanghero, empresa especializada em pratos confecionados e carne fresca transformada, foi identificada pelo governo francês como a principal responsável pelo escândalo da utilização de carne de cavalo em vez de carne bovin nos pratos congelados. A empresa, que alega inocência, viu a sua licença suspensa.

As autoridades alemãs estão investigando ainda seis distribuidoras de produtos congelados suspeitas de terem fornecido aos supermercados produtos com carne de cavalo não declarada, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013.


Também neste sábado, na Bulgária, as autoridades informaram que retiraram, provisoriamente, de circulação 86 quilos de lasanha que estavam à venda numa grande rede distribuição.

A venda das lasanhas “foi suspensa e serão realizados testes para apurar o tipo de carne utilizada”, adiantou a agência governamental para a segurança alimentar, em comunicado, mas sem adiantar o nome da rede de distribuição.

Até agora, ainda não foram detectados produtos com carne de cavalo não declarada na Bulgária.

Medidas

A União Europeia aprovou, na sexta-feira (15), um plano para combater a fraude em produtos alimentares e a realização, nos 27 Estados-membros, de 2.250 testes a vários produtos à base de carne bovina para verificar se contêm vestígios de carne de cavalo.

O Reino Unido já efetuou as inspeções e detectou em 29 produtos alegadamente de carne bovina a presença de carne de cavalo, concluindo, porém, que estes casos são “uma exceção” e que “a grande maioria dos produtos de carne bovina não contém carne de cavalo”.

Para além de França, Alemanha e Reino Unido, já foram encontrados produtos com carne de cavalo em mais sete países: Áustria, Noruega, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Suíça e Suécia. Em Portugal, ainda não foram localizados produtos deste tipo. Até agora, as autoridades europeias não detectaram riscos para a saúde, mas os cavalos são abatidos com uma substância nefasta para os seres humanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário