one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Ex-presidente da Colômbia elogia papel de Chávez nas negociações entre governo e Farc

Criado em 07/02/13 23h46 e atualizado em 08/02/13 08h11
Por Leandra Felipe * Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente EBC

FARC - helicópteros - Ajuda humanitária do Brasil
Ex-presidente da Colômbia elogia papel de Chávez nas negociações entre governo e Farc (Globovision/Creative Commons)

Bogotá - O ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper (1994-1998), elogiou hoje (7) o papel do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas conversações de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“O povo colombiano tem motivos para agradecer ao presidente Chávez por seu trabalho nos resgates de prisioneiros [das Farc] e nos esforços pela paz na Colômbia”, disse durante entrevista à agência de notícias EFE, na República Dominicana, país onde participa de uma conferência sobre segurança. Samper destacou a capacidade de persuasão de Chávez sobre os dirigentes da guerrilha, para que eles se sentassem para dialogar com o governo colombiano.

Leia também:

Presidente colombiano diz estar otimista sobre negociações com as Farc

Religiosos, políticos e sociedade civil da Colômbia querem mediar acordo para libertar reféns sob poder da guerrilha

Farc rejeita crítica a novos sequestros e ao processo de paz

O ex-presidente também elogiou ao atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Segundo Samper, Santos “demonstrou que é melhor ter boas relações com os vizinhos e que as diferenças podem ser resolvidas de forma amigável”.

Samper disse que graças a Santos “na Colômbia agora se vive um ar diferente” porque o país recuperou as boas relações com seus vizinhos e se esforçou para tornar possível a negociação de paz.

Por outro lado, Samper acusou o ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) pela forma com que ele manteve relações com a Venezuela durante sua gestão. “Uribe deixou a Colômbia à beira de uma guerra”, disse.

Samper e Uribe têm tido posturas diferentes em relação ao governo Santos. Uribe, que ajudou a eleger Santos, tornou-se um dos principais adversários políticos do atual presidente por discordar da tentativa de um acordo de paz. Samper, por sua vez, tem apoiado o processo e o atual governo desde o início das negociações pelo fim do conflito armado.

* Com informações da Telesur

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário