one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chuck Hagel, ministro da Defesa dos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Ex-senador Chuck Hagel é confirmado novo ministro da Defesa

Criado em 27/02/13 09h33 e atualizado em 27/02/13 09h58
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Chuck Hagel, ministro da Defesa dos Estados Unidos
Chuck Hagel, ministro da Defesa dos Estados Unidos (Secretary of Defense / Creative Commons)

Brasília – O ex-senador Chuck Hagel, de 66 anos, será o novo ministro da Defesa dos Estados Unidos. O Senado norte-americano aprovou ontem (26) o nome dele por 58 votos favoráveis e 41 contrários. A indicação sofreu resistências por parte dos republicanos porque, durante o governo do então presidente George W. Bush, Hagel fez críticas, inclusive, à política bélica do país.

Durante o processo de discussão sobre a escolha de Chuck Hagel, os republicanos pediram informações à Casa Branca sobre o ataque ao consulado dos Estados Unidos na cidade líbia de Benghazi, no qual morreram quatro norte-americanos, entre eles o embaixador Chris Stevens. O pedido atrasou o processo de discussão.

Os críticos de Hagel, como os senadores pelo estado do Arizona, John McCain, candidato presidencial republicano derrotado nas eleições de 2008, e Lindsey Graham (do Estado da Carolina do Sul) disseram que ele não está preparado para ocupar o Ministério da Defesa.

Senador pelo estado do Oklahoma, James Inhofe também se opôs à nomeação de Hagel por desconfiar da forma como ele conduzirá a polêmica em torno do programa nuclear iraniano – que provoca suspeitas de fabricação de armas. No passado, Hagel votou contra o aumento das sanções ao Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o vice-presidente Joe Biden elogiaram a aprovação do nome de Hagel pelo Senado, destacando seu compromisso e sua liderança militar. Obama e Biden emitiram comunicados, divulgados pela Casa Branca.

Obama disse que Hagel é um "patriota norte-americano que lutou e sangrou" pelos Estados Unidos, um líder que entende as "obrigações sagradas" do país com o corpo militar. Biden lembrou dos tempos em que conviveu com Hagel no Senado. Para o vice-presidente, são claros o talento e a dedicação do novo ministro da Defesa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário