one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parlamento italiano.

Imagem:

Compartilhar:

Apuração da eleição sinaliza impasse eleitoral na Itália

Criado em 25/02/13 23h15 e atualizado em 25/02/13 23h28
Por BBC Brasil

Parlamento italiano
Centro-esquerda teve maioria no Parlamento, mas não no Senado (Wikimedia Commons)

Brasília - Com 99,9% dos votos apurados, o Ministério do Interior italiano confirmou os temores dos mercados internacionais e das lideranças europeias, indicando um possível impasse eleitoral: a centro-esquerda, de Pier Luigi Bersani, venceu na Câmara dos Deputados, mas não obteve maioria no Senado. Após a contagem da quase totalidade das urnas, a centro-esquerda conseguiu uma vantagem de 125 mil votos na Câmara, mas o Senado ficou dividido.

Segundo a imprensa italiana, a coalizão de centro-esquerda tem 31,6% dos votos na Câmara, contra 30,7% obtidos pela centro-direita, de Silvio Berlusconi, 23,8% do Movimento Cinco Estrelas, do comediante Beppe Grillo, e 9,1% do grupo liderado por Mario Monti. No Senado, os últimos números divulgados apontam a conquista de 110 assentos pela coalizão de Berlusconi e 97 pela centro-esquerda.

O impasse força agora a negociação entre as forças políticas do país para tentar criar alianças que possibilitem a formação de um governo com maioria nas duas casas do Parlamento. Caso isso não ocorra, novas eleições poderão ser convocadas. Como é necessário obter maioria nas duas casas para aprovar leis, a centro-esquerda vai precisar do apoio do Movimento Cinco Estrelas, do humorista Beppe Grippo, ou da centro-direita do ex-premiê Silvio Berlusconi, o que não é provável.

Grillo deixou claro durante a campanha que não formaria coalizões com nenhuma outra força política. Bersani descreveu a situação como "delicada" e analistas preveem um período de possível instabilidade política no país, o que pode agravar a crise econômica. A votação italiana ocorreu em meio a uma recessão e à implementação de medidas de austeridade, após o governo tecnocrata de Mario Monti ter despertado o ressentimento do público com cortes de gastos estatais.

A Bolsa de Milão subiu quase 4% hoje (25), quando as pesquisas começaram a sugerir uma vitória clara de Bersani, mas os ganhos se dispersaram à medida que novas projeções mostraram uma parcela considerável dos votos indo para Berlusconi. Os custos de títulos de dez anos da dívida italiana oscilaram e fecharam com leve alta, de 4,49%. Foi justamente a pressão do mercado, com o aumento acima de 6% sobre os custos da dívida italiana, que forçaram a renúncia de Berlusconi do cargo de premiê, no final de 2011.

Analistas dizem que os parceiros da Itália na zona do euro e o mercado financeiro anseiam por um resultado estável para o pleito italiano, que inclua um compromisso político com reformas fiscais e redução da dívida pública.

O editor de Europa da BBC, Gavin Hewitt, explica que tanto a liderança europeia como a Alemanha (que tem financiado grande parte dos países endividados do continente) desejam um governo de coalizão formado por Bersani e Monti. O temor é de que um resultado incerto leve a uma paralisia - semelhante à vivida pela Grécia - na quarta maior economia da zona do euro.

Um dos líderes do partido de Bersani levantou a possibilidade de se convocar uma nova eleição para que se possa formar um governo estável.
O controle de ambas as casas do Parlamento é necessário para garantir a governabilidade e aprovação de reformas, segundo as regras da república italiana.

Bersani prometeu dar continuidade às reformas iniciadas por Monti, mas sugeriu que a atual política de austeridade da Europa precisa fazer mais para promover a criação de empregos e o crescimento econômico.

A atual eleição foi convocada com dois meses de antecedência, depois que o partido de Berlusconi abandonou a coalizão governista de Monti. O correspondente da BBC News no país, Alan Johnston, explica que a contagem de votos deve indicar um baixo comparecimento eleitoral, refletindo o desânimo dos italianos com o cenário político.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário