one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Irã e potências internacionais retomam negociações sobre programa nuclear

Criado em 26/02/13 08h45 e atualizado em 26/02/13 09h02
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
Irã e potências internacionais retomam negociações sobre programa nuclear. (Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília - Especialistas do Irã e do grupo P5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) retomaram hoje (26), no Cazaquistão, uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano. O programa iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional que desconfia da fabricação de armas nucleares, mas as autoridades do Irã negam as irregularidades.

Leia também:

Pela quarta vez, missão internacional vai ao Irã investigar programa nuclear

Ban Ki-Moon alerta que sanções afetam população iraniana

Os especialistas estrangeiros defendem que o Irã assuma o compromisso de paralisar o enriquecimento do urânio a 20% e, em troca, parte das sanções impostas ao país pode ser suspensa. O Irã sofre restrições econômicas, financeiras e bancárias, além de comerciais e militares. A proposta é amenizar as sanções nas áreas da indústria petroquímica e bancária.

O porta-voz da Diplomacia da União Europeia, Michael Mann, demonstrou otimismo em relação à retomada das negociações com os iranianos. Segundo ele, a tendência é que o diálogo seja “equilibrado” e “construtivo”.

O secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, é o chefe da delegação iraniana. Jalili reuniu-se com o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev. Segundo ele, a expectativa é que o diálogo seja baseado na lógica e na confiança com “propostas abrangentes”.

Os especialistas do Irã e do P5+1 participaram de várias rodadas de negociações. A última ocorreu em Moscou, na Rússia, em junho de 2012.

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário