one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Irã instala centrífugas de última geração para o enriquecimento de urânio

Criado em 13/02/13 13h18 e atualizado em 13/02/13 13h34
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
Irã instala centrífugas de última geração para o enriquecimento de urânio (Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília - O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (Oiea), Fereydoun Abbasi, anunciou hoje (13) que foram instaladas centrífugas de última geração para o enriquecimento de urânio, na região de Natanz. Segundo ele, os novos aparelhos estão em funcionamento há um mês. Não foi divulgado o número exato de equipamentos.

Abbasi divulgou a informação no momento em que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) participam em Teerã, capital iraniana, de uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear do país.

Segundo Abbasi, as centrífugas devem enriquecer o urânio em até 5%. "Para atingir escala industrial [combustível nuclear] de produção, temos que instalar um grande número desses dispositivos. A instalação de novas centrífugas em Natanz começou há quase um mês”, ressaltou.

O programa nuclear iraniano é alvo de uma série de sanções internacionais nas áreas econômica, comercial e financeira, além de militar. Para parte da comunidade internacional, o programa é suspeito de fins não pacíficos. As autoridades iranianas dizem que o programa tem fins pacíficos.

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário