one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jean-Claude Duvalier e a sua esposa, Michelle

Imagem:

Compartilhar:

Justiça do Haiti determina que Baby Doc compareça ao tribunal para julgamento

Criado em 22/02/13 07h52 e atualizado em 22/02/13 08h04
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Jean-Claude Duvalier 'Baby Doc'
Jean-Claude Duvalier e a sua esposa, Michelle (Jacoboal/Wikimedia Commons)

Brasília – A Justiça do Haiti determinou que o ex-presidente Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc (1971-1986), de 61 anos, compareça pessoalmente ao tribunal, no próximo dia 28, para responder sobre as acusações de crimes contra a humanidade. Baby Doc voltou ao Haiti em 2011, depois de ficar 25 anos no exílio na França.

"O comparecimento de Jean-Claude Duvalier é imperativo", disse o juiz Jean-Joseph Lebrun na presença dos advogados de defesa do ex-presidente e da promotoria, além de representantes de  vítimas e observadores da comunidade internacional.

Leia também:

Acusado de crimes contra a humanidade, Baby Doc falta à audiência na Justiça do Haiti

Baby Doc era esperado ontem (21) no tribunal e não compareceu. Um dos advogados do ex-presidente disse que seu cliente comparecerá no próximo dia 28. "Vamos trazê-lo, pois respeitamos a decisão do tribunal", disse o advogado Fritzo Canton.

Considerado um dos governantes mais autoritários do Caribe, Baby Doc já havia faltado a outra audiência no dia 7. Na ocasião, o advogado dele criticou a Justiça por marcar a audiência para 7 de fevereiro - o mesmo dia em que, 27 anos antes, Baby Doc deixou o país para o exílio.

Baby Doc é considerado por analistas políticos um ex-ditador, pois sucedeu o pai François Duvalier, cujo apelido era Papa Doc, mantendo o mesmo estilo na Presidência da República. Em 1957, Papa Doc assumiu o governo e implantou uma gestão marcada pela violência.

O ex-presidente deixou o Haiti rumo à França. Após sua saída, houve um esforço das autoridades de busca pela estabilização do país, mas uma série de ameaças impediu o processo. O Haiti é o país mais pobre da região.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário