one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Imagem:

Compartilhar:

Obama pede ao Irã que firme acordo diplomático para encerrar impasse sobre programa nuclear

Criado em 13/02/13 09h10 e atualizado em 13/02/13 09h31
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Obama
Obama apela para que o governo do Irã faça um acordo diplomático para encerrar a polêmica causada pelo programa nuclear (Renato Araújo/ABr)

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou para que o governo do Irã faça um acordo diplomático para encerrar a polêmica causada pelo programa nuclear desenvolvido pelo país. "É chegada a hora de [encontrar] uma solução diplomática, porque uma coligação está unida para exigir que eles [iranianos] cumpram suas obrigações", ressaltou Obama.

O presidente norte-americano disse também que está disposto a negociar com o governo da Rússia uma redução adicional do arsenal nuclear de ambos os países. "Vamos envolver a Rússia para procurar reduções adicionais nos nossos arsenais nucleares e continuar a liderar o esforço global para evitar que materiais nucleares caiam nas mãos erradas", disse.

Leia também:

ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte e promete medidas

Obama pede pressa ao Congresso para aprovar medidas de imigração nos Estados Unidos

O chamado P5+1 ( Rússia, China, França, Reino Unido, França, Estados Unidos e Alemanha) retomaram as negociações com o Irã. A ideia é buscar um acordo sobre o impasse que envolve o programa. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional porque há denúncias de produção de armas.

As autoridades iranianas negam as irregularidades e dizem que o programa tem fins pacíficos. A última rodada das negociações ocorreu em junho de 2012. Em janeiro, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, elogiou a retomada das reuniões com o P5+1.

De acordo com o iraniano, o Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear e membro da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e, portanto, tem o direito de desenvolver e adquirir tecnologia nuclear para fins pacíficos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário