one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte e promete medidas

Criado em 13/02/13 07h14 e atualizado em 13/02/13 07h59
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte e promete medidas (Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou ontem (12) a decisão da Coreia do Norte de promover o terceiro teste nuclear. Para o conselho, é “clara ameaça à segurança e à paz internacional”. De acordo com integrantes do órgão, a ONU se empenhará em adotar medidas para conter as ambições nucleares norte-coreanas.

O governo dos EUA classificaram o teste de altamente provocativo. Aliados da Coreia do Norte, Rússia e China também criticaram os testes nucleares. O governo sul-coreano também condenou a ação e o classificou de violação das resoluções da ONU e de "ameaça inaceitável" para a paz na região.

Leia também:

Coreia do Norte confirma que fez novo teste com bomba atômica

Governo brasileiro manifesta preocupação com novo teste nuclear da Coreia do Norte

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o teste foi uma "clara e grave violação" das resoluções da organização. Segundo o governo norte-americano, o ato foi uma resposta à "hostilidade" americana e ameaçou intensificar a atividade.

Em comunicado, o governo brasileiro também condenou a ação da Coreia do Norte. A nota foi divulgada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty. No texto, o Brasil apela pela busca do equilíbrio e do fim das ameaças à paz.

“O governo brasileiro tomou conhecimento com preocupação do novo teste nuclear conduzido pela República Popular Democrática da Coreia [RPDC]. O governo brasileiro conclama a RPDC a cumprir plenamente as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e contribuir ativamente para criar as condições necessárias à retomada das negociações relativas à paz e à segurança”, diz o texto.

De acordo com comunicado do governo da Coreia do Norte, o teste nuclear envolve um dispositivo detonado “pequeno e leve”, porém com poder explosivo maior do que os acionados nos testes anteriores, de 2006 e 2009.  A Coreia do Norte havia anunciado em janeiro que faria o teste como resposta a sanções feitas pela ONU por ter testado em dezembro um foguete de longo alcance.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário