one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputado venezuelano  Edgar Zambrano.

Imagem:

Compartilhar:

Oposição na Venezuela quer que OEA colabore para o processo de anistia a presos políticos

Criado em 05/02/13 07h07 e atualizado em 05/02/13 08h09
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

 Edgar Zambrano
Deputado venezuelano Edgar Zambrano. (www.fundepro.com.ve)

Brasília - A oposição na Venezuela encaminhou à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma proposta de anistia para os que são considerados “presos políticos”. A iniciativa é do deputado Edgar Zambrano, que entregou o Projeto de Lei de Anistia Nacional e de Reconciliação Política na sede da OEA, em Caracas, capital venezuelana. “[A OEA tem] papel importante na ajuda aos prisioneiros e exilados, promovendo a “mediação nas instâncias do Executivo Nacional”, ressaltou o parlamentar.

Em novembro, representantes do governo e da oposição analisaram a possibilidade de anistia, que permita a libertação e o regresso ao país daqueles que são considerados “presos políticos e exilados”.

Zambrano disse estar confiante de que a OEA pode “sensibilizar” o Executivo na busca de uma decisão sobre o assunto. Para a oposição, a incerteza sobre o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba há quase dois meses, afetou o processo.

“A distância entre o Executivo nacional e esses compatriotas mede-se pela vontade política e democrática exercida pelas partes, atuando sem reservas, especificando, de forma inteligente, como solucionar um problema que se transformou em um pedido nacional, dadas as suas conotações humanitárias”, disse o parlamentar, em comunicado.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário