one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Bento XVI durante a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, no último dia da visita dele ao Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Papa poderá antecipar reunião do Conclave

Criado em 20/02/13 11h55 e atualizado em 24/02/13 13h42
Por EBC

 Papa Bento XVI durante a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe
Entre os possíveis pontos que podem constar no Motu Proprio, um dos mais importantes seria quanto à antecipação da reunião de cardeais (Valter Campanato/ABr)

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou nesta quarta-feira (20) que o Papa Bento XVI  poderá publicar um Motu Proprio nos próximos dias, antes de deixar o cargo. O documento é uma espécie de decreto com o entendimento do Papa a respeito de determinado tema, e cujas diretrizes deverão ser cumpridas pela Igreja Católica. Neste caso, a intenção seria esclarecer alguns pontos sobre o funcionamento do Conclave - reunião de cardeais que secretamente elegerá o sucessor do Papa - inclusive sobre seu início.

Entre os possíveis pontos que podem constar no Motu Proprio, um dos mais importantes seria quanto à antecipação do Conclave. Pelas regras atuais, o Conclave deve começar a se reunir entre 15 e 20 dias após a renúncia ou morte do pontífice. “Teremos que aguardar para saber se o documento será publicado e o que ele deve conter. Parece-me, por exemplo, que os detalhes se ajustarão ao documento já existente sobre o conclave, o Ordo Rituum Conclavis”, afirma Lombardi.

Leia também

Bento XVI permanece em retiro espiritual até o dia 23
Quatro latino-americanos estão na relação de candidatos à sucessão de Bento XVI
China quer melhorar relações com o Vaticano
Papa Bento XVI pede renegação do orgulho e do egoísmo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário