one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pedro foi o primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana

Imagem:

Compartilhar:

'Pedro' é nome improvável do futuro Papa

Criado em 26/02/13 09h32 e atualizado em 26/02/13 09h56
Por Allan Walbert Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Lista de papas
Pedro foi o primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana (Neo707/Creative Commons)

À medida em que se aproxima o conclave da Igreja Católica Romana, cresce a expectativa de quem será o novo Papa e qual nome ele deverá adotar. Tradicionalmente, o cardeal escolhido como representante máximo dessa religão 'abdica' de seu nome de batismo e escolhe um outro, formal e ao mesmo tempo simbólico, para representar o seu pontificado. Dentre as opções, o nome Pedro é o mais improvável.

O nome escolhido pelo próximo Papa pode dar pistas importantes sobre qual linha será adotada por ele na condução da Igreja através de homenagem a seus antecessores. João Paulo II, por exemplo, escolheu esse nome pela identificação com os ideais de João Paulo I.

Leia também

Envolvido em denúncias de assédio sexual, cardeal renuncia na Grã-Bretanha

Papa permite antecipação de conclave

Bento XVI diz aos fiéis que vai continuar a serviço da Igreja

O constume de escolha de um nome papal teria começado no ano 533 com Mercúrio, que não considerava adequado ao pontificado ter um nome de deus da mitologia romana, e acabou sendo designado de João II. O Papa Marcelo II, em 1555, foi o último a usar seu nome de batismo.

A mudança de nomes também alude a quem a Igreja Católica Romana considera o primeiro Papa. Segundo a história do cristianismo, Jesus chamou Simão para “edificar sobre ele a igreja” e mudou o seu nome para Pedro, conhecido como o “Príncipe dos Apóstolos”. O fato de Pedro ser o primeiro Papa firmou uma tradição de que nenhum pontífice pode escolher o nome do pioneiro.

De acordo com a Enciclopédia de Literatura Bíblica, Teológica e Eclesiástica, os nomes mais escolhidos por Papas na história da igreja são: João, Gregório, Bento, Clemente, Inocêncio, Leão e Pio.

 

Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário