one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rafael Correa comemora pesquisa que aponta sua vitória no primeiro turno das eleições para presidência do Equador

Imagem:

Compartilhar:

Rafael Correa é reeleito presidente

Criado em 17/02/13 22h39 e atualizado em 18/02/13 12h33
Por BBC Brasil

Rafael Correa comemora resultado de pesquisa no Palácio do Governo
Rafael Correa comemora resultado de pesquisa boca de urna que aponta sua vitória no primeiro turno no Palácio de Carondelet, sede do governo no Equador (© Micaela Ayala / Agência Andes)

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito neste domingo e conquistou seu terceiro mandato. Segundo resultados parciais, Correa recebeu 57% dos votos, o que lhe garantiu a vitória já no primeiro turno.

Pelas leis eleitorais do país, para garantir uma vitória no primeiro turno é necessário obter 50% do total de votos, ou 40% mais uma margem de 10 pontos sobre o segundo colocado.

Logo após a divulgação dos primeiros resultados oficiais, o ex-banqueiro Guillermo Lasso, principal adversário de Correa no pleito e segundo colocado, com 24% dos votos, reconheceu a derrota.

Saiba também

Correa é apontado como favorito em boca de urna

As eleições deste domingo foram disputadas por oito candidatos à Presidência. Nenhum dos outros seis candidatos obteve mais de 6% dos votos.

Os equatorianos também elegeram 137 membros do Congresso.

Comemoração

Antes mesmo dos resultados oficiais e minutos após a divulgação das pesquisas de boca de urna, Correa comemorou a vitória em um discurso na sacada do palácio presidencial de Carondelet, em Quito. O presidente agradeceu a seus seguidores o apoio e os votos recebidos. "Recebemos com toda firmeza mais quatro anos de revolução. Muito obrigado a todos vocês", disse. "Nada nem ninguém pode parar esta revolução."

Este deverá ser o último mandato de Correa, já que a lei do Equador o impede de concorrer mais uma vez.

Trajetória

Economista nascido em Guayaquil, Correa, de 49 anos, assumiu a Presidência do Equador em 2007. Durante seus dois primeiros mandatos, ele conquistou admiradores por garantir a estabilidade política em um país marcado por décadas de golpes e pelas ações de cunho social de seu governo.

No entanto, o presidente também é alvo de críticas e acusado de concentrar poderes e ser pouco tolerante. Seus críticos dizem que ele implementou políticas com o objetivo de fortalecer seu poder e neutralizar a influência de adversários políticos e a imprensa privada. Também afirmam que ele restringiu a iniciativa privada com impostos pesados e mudanças regulatórias, além de ter elevado os gastos do governo a níveis insustentáveis.


Popularidade

No entanto, a chamada "Revolução Cidadã" levada adiante por Correa o tornou popular entre muitos equatorianos de baixa renda e garantiu o apoio de outros líderes de esquerda da América Latina.

A redução de 27% na taxa de pobreza desde 2006 e a ampliação do gasto público com programas sociais – na esteira da alta dos preços do petróleo – são os principais pilares de sustentação de seu governo e garantiram ao presidente um índice quase 70% de popularidade.

Durante seus seis anos no poder, Correa ampliou o acesso à saúde e à educação e promoveu obras para melhorar as condições de milhares de quilômetros de estradas, o que gerou muitos empregos.
As eleições deste domingo foram acompanhadas com atenção pelos países da região.

Segundo analistas, a vitória de Correa é vista pelo governo brasileiro como um passo importante para o fortalecimento do Mercosul e também pode abrir caminho para os negócios das grandes construtoras brasileiras no país andino.

Copyright

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário