one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Especial mostra os anos dourados das cantoras de rádio dos anos 50

Imagem:

Compartilhar:

Regulação contribui para pluralismo político e cultural na programação do rádio em Portugal

Criado em 13/02/13 10h07 e atualizado em 19/05/15 15h46
Por Gilberto Costa Edição:Lílian Beraldo Fonte:Correspondente da EBC

Imagem - Especial mostra os anos dourados das cantoras de rádio dos anos 50
A ERC também estabelece condições de concorrência entre as quase 340 emissoras de portes diferentes em funcionamento no país (331 locais, duas regionais e seis nacionais)

Lisboa – O convívio de diversas visões de mundo e de diferentes conteúdos durante a programação tem garantido pluralismo político e cultural nas emissoras de rádio em Portugal. Coordenadora da Unidade de Fiscalização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - agência pública lusitana que zela pelos interesses dos ouvintes (assim como de leitores de jornais e revistas e de telespectadores de TV) -, Marta Carvalho, acredita que a regulação bem feita gera um mercado saudável, sem que isso implique em ingerência constante.

“As condições de concorrência permitem que cada um dos operadores atue dentro dos direitos e das liberdades que existem sem ferir o parceiro do lado. Também há garantia de que o produto que é oferecido à audiência respeita os seus direitos. O público acaba por saber a quem pode recorrer, quais são os seus direitos face aqueles operadores que estão no mercado”, explica a coordenadora.

Leia também:

Dia do rádio é celebrado na quarta (13); Portal e Rádios EBC promovem bate papo ao vivo

A ERC também estabelece condições de concorrência entre as quase 340 emissoras de portes diferentes em funcionamento no país (331 locais, duas regionais e seis nacionais).

Embora a União Europeia não estabeleça parâmetros para o funcionamento de rádios nos 27 estados-membros (o foco é para TV e para o cinema, veiculados em todo o continente), Marta Carvalho destaca que o rádio, em Portugal, é representativo do modelo de negócio comum na Europa – como a inexistência de censura e a coexistência de emissoras públicas e privadas.

Outra peculiaridade do modelo europeu e português é a distinção, bem consolidada, entre emissora pública e emissora governamental. “Aqui, em Portugal, já se consegue fazer muito bem essa separação”, acrescenta Paula Cordeiro, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade Técnica de Lisboa) e ouvidora da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). “Não há subserviência da rádio [ou da televisão] de serviço público em relação ao governo. Não me parece que exista interferência política ou econômica em relação a qualquer um dos meios”, garante.

Nas transmissões da RTP (que mantém três emissoras de rádio nacionais, além de emissoras internacionais, e em Madeira e nos Açores) há veiculação de informações e de críticas que contrariam o governo. A emissora também tem programas humorísticos que fazem paródias com os principais dirigentes do Estado; transmite, ao vivo, encontros dos partidos de oposição e veicula debates (com participação de ouvintes) sobre as políticas públicas e as decisões do governo. Segundo a ouvidora, a “evolução da sociedade e o distanciamento do jornalista e de quem faz rádio [e televisão] permitiram uma certa separação do que é a sua missão de informar com isenção e objetividade daquilo que é o Estado e daquilo que é o governo”, destacou em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Paula Cordeiro, independentemente da propriedade (privada ou pública), os veículos têm preocupação com a manutenção da audiência. “Os meios têm que existir para as pessoas. Não pode existir uma televisão que ninguém veja e que ninguém ouça. O papel da audiência é determinante para a existência do [veículo].”

Atualmente, devido aos cortes nos gastos públicos, há um forte debate em Portugal sobre a reforma que o governo pretende fazer na emissora – retirando-a do abrigo do Orçamento do Estado.

“A RTP necessita de um plano de transformação, para que o serviço público de rádio e televisão possa continuar a ter um papel de referência na sociedade portuguesa”, disse o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, em audiência na Assembleia da República.

A intenção do governo é que, a partir de 2014, a RTP seja subsidiada apenas com a verba de publicidade e com a taxa de contribuição do audiovisual (cobrada mensalmente na conta de luz), o que pode reduzir a um terço o orçamento da estatal que, por ora, está fora do programa de privatizações.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Portugal criticou o governo pela iniciativa. Segundo a entidade, a reestruturação da RTP está sendo desenhada sem a participação dos empregados.

Hoje (13), quando se comemora o Dia Mundial do Rádio, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) fará, em Paris, um debate com a participação de representantes de emissoras da França, Inglaterra, Espanha, Rússia e China. Não está programada a participação de emissoras de Portugal ou do Brasil.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário