one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ilhas Salomão

Imagem:

Compartilhar:

Terremoto seguido por tsunami provocou nove mortes nas Ilhas Salomão

Criado em 07/02/13 07h31 e atualizado em 07/02/13 10h50
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Ilhas Salomão
Ilhas Salomão

Brasília - O terremoto, de 8 graus na escala Richter, seguido de tsunami causou nove mortos nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, segundo as autoridades locais. Cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas, 70 casas e quatro escolas, destruídas, e estradas, encobertas. A agência de promoção de investimentos filipina, Peza, informou que há carência de  água potável.

Após o terremoto seguido por tsunami, houve cerca de 40 réplicas com uma intensidade até 7 graus na escala Richter que se prolongaram hoje (7). A réplica mais violenta foi registrada no Sudeste, em Santa Cruz.

O comissário da Polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, disse que há pessoas consideradas desaparecidas e um número indeterminado de feridos sendo atendidos por médicos e equipes de enfermagem.

As equipes médicas e de salvamento seguem em direção à Ilha de Santa Cruz, a mais afetada do país, enquanto as autoridades tentam reparar a pista do aeroporto de Lata, capital, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter causou 52 mortos nas Ilhas Salomão – país que é formado por aproximadamente mil ilhas com uma população estimada em 523 mil pessoas. As Ilhas Salomão estão no Anel de Fogo do Pacífico – área de grande atividade sísmica e vulcânica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário