one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela deve apoiar candidatura do Brasil para a direção-geral da OMC

Criado em 10/02/13 14h54 e atualizado em 10/02/13 16h12
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, sinalizou ontem (9) que os venezuelanos apoiarão a candidatura ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. A indicação foi comemorada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que se reuniu com Jaua, em Caracas, capital venezuelana.

“Quero agradecer a consideração da Venezuela em relação à candidatura brasileira para a direção geral da OMC”, ressaltou Patriota. As eleições na OMC serão concluídas em 31 de maio. O processo eleitoral já começou.  

Além de Azevêdo, concorrem à direção-geral da OMC Alan John Kwadwo Kyerematen, da Gana; Anabel González, da Costa Rica; Mari Elka Pangestu, da Indonésia; Tim Groser, da Nova Zelândia; Amina C. Mohamed, do Quênia; Ahmad Thougan Hindawi, da Jordânia; Herminio Blanco, do México, e Taeho Bark, da Coreia do Sul.

O embaixador é apontado como um dos mais preparados especialistas em política comercial do governo brasileiro. O comando da OMC é exercido pelo diretor-geral, presidente do órgão revisor e presidente do mecanismo de controvérsias.

Diplomata de carreira, Azevedo é o representante permanente do Brasil na OMC, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no Conselho das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), e na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Ele construiu sua carreira na área de economia e comércio internacional, em especial de resolução de litígios.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário