one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Brasil nesta segunda-feira (18) em sua primeira viagem internacional

Imagem:

Compartilhar:

Yoani Sánchez considera que protestos no Brasil foram "presente de pluralidade"

Criado em 18/02/13 16h32 e atualizado em 19/02/13 16h40
Por Leandro Melito - Portal EBC

Yoani Sánchez chega ao Brasil em primeira viagem internacional
A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Brasil nesta segunda-feira (18) em sua primeira viagem internacional (Agência Télam)

Brasília - Apesar de considerar que “manter um relato de viagem é tão difícil como estudar para um exame de matemática dentro de uma discoteca”, a blogueira cubana Yoani Sánchez realizou a primeira postagem sobre sua chegada ao Brasil nesta segunda-feira (18) em seu blogue Generación Y.

Conhecida pela crítica opositora que faz ao regime cubano,  a viagem  começou com uma escala no aeroporto José Marti em Havana, capital de Cuba e seguiu para o Brasil “com uma sensação mental e física de descompressão”. “Como se estivesse submersa muito tempo sem poder respirar e agora  pudesse respirar fundo”, descreve.

Yoani conseguiu novo passaporte no dia 30 de janeiro, depois que o governo de Raúl Castro anunciou o fim da exigência de permissão oficial para que cidadãos deixem o país, mudança que entrou em vigor no dia 14 de fevereiro.

Sánchez chegou ao aeroporto internacional Guararapes no Recife na madrugada desta segunda-feira (18) , em um voo vindo do Panamá e foi recebida pelo cineasta Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil. Galvão é autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”  em que a blogueira é uma das entrevistadas. “O aeroporto de Recife foi um lugar para o abraço. Ali encontrei a muitas pessoas que durante anos me apoiaram em meu empenho de viajar fora das fronteiras nacionais”, relata.

Mas nem só de apoiadores foi a recepção em Recife. Manifestantes pró-Cuba também esperavam a chegada da blogueira, que chamaram de “traidora” e acusaram de receber dinheiro dos EUA para escrever críticas contra seu país. Em seu blogue ela considerou o protesto “um verdadeiro presente de pluralidade”. “Me agradou muito – confesso – porque me permitiu dizer que eu sonhava com que algum dia em meu país a gente pudesse se expressar publicamente assim contra algo, sem represálias”, escreveu. Os protestos se repetiram assim que a blogueira chegou ao aeroporto Luis Eduardo Magalhães em Salvador (BA) por volta das 8h50 desta segunda-feira (18).  Cerca de vinte militantes da União da Juventude Socialista (UJS) a receberam com cartazes em que a chamavam de “mercenária” e elogiavam o governo cubano.

De Salvador, Yoani Sánchez seguiu de carro para Feira de Santana, onde à noite assitirá a exibição do documentário de Dado Galvão, “Conexão Cuba-Honduras”. Ainda em Feira de Santana Yoani tem uma entrevista programada para a terça-feira e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos, além de uma sessão de autógrafos de seu livro “De Cuba com carinho”. Na quarta-feira a blogueira volta a Salvador para conhecer a cidade e viaja para São Paulo. Depois do Brasil, Yoani segue para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário