one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires. Ele é o primeiro papa latino-americano

Imagem:

Compartilhar:

Bem-humorado, papa argentino diz a fiéis que veio "do fim do mundo"

Criado em 13/03/13 19h49 e atualizado em 13/03/13 19h59
Por Renata Giraldi Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil/EBC

papa argentino 2 perfil
Ao saudar os fiéis, na Praça São Pedro, em um italiano considerado perfeito pelos locais, lembrou que era argentino. “Venho do fim do mundo”, brincou ele, indicando que a Argentina fica no extremo da América do Sul (Reprodução)

Vaticano – O papa Francisco, eleito hoje (13), no segundo dia das votações do conclave, demonstrou ser espontâneo e bem-humorado. Ao saudar os fiéis, na Praça São Pedro, em um italiano considerado perfeito pelos locais, lembrou que era argentino. “Venho do fim do mundo”, brincou ele, indicando que a Argentina fica no extremo da América do Sul.

Sem deixar de sorrir um momento sequer, o papa também sinalizou mudanças. Ao vestir o traje branco, próprio do pontífice, deixou sobre a túnica a cruz em madeira dos jesuítas, ordem religiosa a que pertence. Para o motorista de táxi Stefano Vicchi, o papa mostra que será diferente. “Ele indica que vai ser mais simples, com menos ostentatação.”.

Surpreendendo os cerca de 5,6 mil jornalistas que fazem a cobertura do conclave, o papa marcou uma entrevista coletiva para o próximo sábado (16), às 11h (hora de Roma, 7h em Brasília). Ele também informou, por intermédio de sua assessoria, que celebrará a primeira missa como papa eleito na terça-feira (19). A cerimônia de coroação é esperada para o fim da próxima semana.

Ainda não foi marcada a data da cerimônia de coroação do papa Francisco, porque o Vaticano vai enviar convites para chefes de Estado, de governo e monarcas de todo o mundo. Após esse processo, a data é confirmada.

Pouco mais de uma hora de sua eleição, o papa não escondeu a emoção ao ver a Praça de São Pedro lotada. “Vamos começar uma jornada de fraternidade, amor e confiança entre nós”, disse ele. “Nós rezamos uns pelos outros para o mundo inteiro porque há uma grande fraternidade.”

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário