one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fiéis se reúnem na praça São Pedro enquanto aguardo resultado do primeiro dia de conclave

Imagem:

Compartilhar:

Brasileiros acordam cedo para garantir lugar próximo ao papa na Praça São Pedro

Criado em 19/03/13 10h55 e atualizado em 19/03/13 11h15
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Fiéis se reúnem na praça São Pedro - Vaticano
Fiéis se reúnem na praça São Pedro enquanto aguardo resultado do primeiro dia de conclave (Reprodução/TV Vaticano)

Vaticano – Na multidão de fiéis em frente à Praça São Pedro, muitos eram brasileiros, que acordaram às 3h (23h do dia 18 em Brasília) de hoje (19) para conseguir um lugar próximo às áreas nas quais o papa Francisco desfilaria no papamóvel. Também houve quem, pela primeira vez, sentiu-se atraído pela religião, cativado pelas palavras do pontífice.

Com a bandeira do Brasil e a camisa da seleção brasileira, estudantes, profissionais liberais e turistas se emocionaram na missa que marcou o começo do pontificado de Francisco. Para a promotora de eventos Carolina Bertrand, o papa transmitiu uma lição à humanidade. “A simplicidade e a humildade”, disse.

“O mundo e nós estamos precisando disso. Cada vez que ele fala que a gente tem de cuidar do próximo, eu me emociono. É um papa que fará a diferença”, acrescentou Carolina.

O estudante Giovanni Douglas Lopes disse ter “sentido uma emoção muito grande” porque, como defensor dos direitos dos homossexuais, não quer discutir a forma como a Igreja Católica Apostólica Romana lida com o tema, mas com o papa Francisco é capaz de conquistar fiéis.

“Sou homossexual assumido. Tive uma emoção muito grande, independentemente do que a Igreja fará. Eu senti uma energia muito grande, de me elevar espiritualmente”, disse Giovanni Lopes.

Leia também:

Papa Francisco conversa com Dilma nesta quarta-feira

Papa cumprimenta presidente sírio e outros líderes do Oriente Médio

Papa pede a líderes políticos que sejam responsáveis e evitem destruição e mortes

A estudante Daniele Câmara Queiroz, que mora em Roma, contou que não é religiosa. Mas Francisco conseguiu mudar a maneira de ela agir. “A missa dele foi uma lição de muito amor e esperança. Não sou católica, mas ele conseguiu me trazer para cá. Agora quero vir sempre e vou estar aqui todo domingo”.

Já a estudante de italiano Maria do Carmo Almeida de Brito disse ter ficado tão emocionada que não conseguia falar. “É uma emoção tão grande que não consigo nem falar. A colega dela Francisca Renata Ribeiro contou ter chegado às 3h (hora local) para garantir o lugar próximo ao papa.

“Consegui chegar cedo e vê-lo bem de pertinho. É uma alegria única”, disse Francisca, que se considera “especial” por ter o nome do papa. “Vou levar para o Brasil a mensagem que a gente já vive da simplicidade, do amor ao próximo e de saber respeitar o próximo independentemente da nacionalidade que tem”, acrescentou.

Para a turista paulista Marcia de Sousa, assistir à missa do papa foi um presente . “Nós, brasileiros, e o mundo precisamos de amor. E isso ele [papa] traz para a gente. Acho que vai ser um papa de muita relevância para o mundo. É um homem que se aproxima da humanidade”, disse.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário