one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cardeal Jean-Louis Tauran anunciará o "Habemus Papam"

Imagem:

Compartilhar:

Célebre frase de anúncio de eleição do papa terá sotaque francês

Criado em 12/03/13 08h46 e atualizado em 12/03/13 09h28
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Enviada Especial da EBC

Cardeal Jean-Louis Tauran
Responsável pelo anúncio é o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, 69 anos

Vaticano – A célebre frase proferida em latim “Habemus Papam” (Temos Papa, em português), aguardada para qualquer momento após o início do conclave, terá sotaque francês. O responsável pelo anúncio é o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, 69 anos. Ele só não dirá a frase caso seja o escolhido para suceder o papa emérito, Bento XVI.

A escolha do cardeal francês para proferir a frase atende à exigência de que essa seja uma atribuição do primeiro cardeal da ordem dos diáconos, da qual Tauran faz parte desde fevereiro de 2011. Em 2005, a eleição do papa emérito, Bento XVI, foi anunciada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez. A frase é dita aos fiéis da Varanda Central da Basílica de São Pedro.

Leia também:

Pelo menos sete cardeais são apontados como os mais cotados para suceder Bento XVI

Europeus são maioria no conclave

Católicos dão opiniões sobre como deve ser o papa eleito pelo conclave

Portugueses apontam dom Odilo Scherer com um dos favoritos para ser o novo papa

A expressão completa, em latim, é: “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam. Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum [seguido do nome do eleito], Sanctae Romanae Ecclesiae cardinalem [o sobrenome do sucessor], qui sibi nomen imposuit [o nome escolhido pelo eleito como papa]”.

Em tradução livre para o português, o significado é: “Anuncio a todos com grande alegria: temos papa. O mais eminente e mais reverendo senhor, [seguido do nome do eleito], cardeal da Santa Igreja Romana [o sobrenome do sucessor] que assumirá o nome de [é dito o nome escolhido pelo eleito como papa]”.

O início das votações do conclave está marcado para as 17h (13h de Brasília). A expectativa é que a fumaça branca, se eleito o papa, ou escura, na ausência de consenso, seja vista na chaminé da Capela Sistina no final da tarde ou início da noite. Com a eleição do papa, o tempo entre a fumaça ser vista, a frase ser proferida e a apresentação do sucessor de Bento XVI é de cerca de 45 minutos.

 

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário