one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Confira de onde são os cardeais que tem direito a voto no conclave

Imagem:

Compartilhar:

Conclave tem história de sete séculos

Criado em 12/03/13 12h26 e atualizado em 12/03/13 12h56
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

De onde são os cardeais eleitores no conclave?
Confira de onde são os cardeais que tem direito a voto no conclave (Criação/EBC)

Vaticano – O conclave que começa hoje (12) é o de número 75, desde que a eleição para papa foi instituída, em 1274, no século 13, no pontificado de Gregório X. Nos primeiros 1.200 anos após o nascimento de Cristo, o sucessor de São Pedro era o bispo de Roma, que era escolhido pelo clero em um outro formato, diferente do sistema atual.

As mudanças foram promovidas lentamente até Gregório X estabelecer a realização de uma assembleia de cardeais, denominada conclave. Em 1268, antes de o conclave ser instituído como sistema de eleição, os cardeais levaram dois anos e nove meses para escolher o papa. Sem acordo, na época, os cardeais ficaram a pão e água até chegarem a um consenso.

Depois, em 1621, Gregório XV introduziu a obrigação do voto secreto e escrito. Em seguida, foi instituída a obrigação de segredo sobre o que ocorreu durante o conclave. Nos anos seguintes, houve série de mudanças.

A legislação atual segue a Universi Dominici Gregis, que é de 1996. Orientado pelo papa João Paulo II, o documento diz que o conclave deve ser realizado na Capela Sistina e que os cardeais devem morar na Casa de Santa Marta.

Edição: Lílian Beraldo

* Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário