one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O CICV apoia a Cruz Vermelha Paraguaia, que dá às mulheres detidas treinamento em artesanato que pode ser comercializado, em parceria com o Instituto Nacional de Artesanato, desde 2009

Imagem:

Compartilhar:

Cruz Vermelha cobra urgência na garantia de direitos das mulheres presas

Criado em 08/03/13 18h15 e atualizado em 08/03/13 18h55
Por Portal EBC*

Detenta trabalha com artesanato no Paraguai
O CICV apoia a Cruz Vermelha Paraguaia, que dá às mulheres detidas treinamento em artesanato que pode ser comercializado, em parceria com o Instituto Nacional de Artesanato, desde 2009 (© L. Vera CICV)

No dia internacional da mulher, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) destaca a urgência no reconhecimento das necessidades específicas das mulheres detidas e lembra que no
mundo inteiro mulheres que vivem atrás das grades enfrentam dificuldades particulares em termos de proteção, privacidade e acesso aos serviços básicos, incluindo o acesso à saúde. “As consequências podem ser sentidas pelas famílias e pelas comunidades fora dos presídios”, alerta a organização em comunicado à imprensa.

Ao mesmo tempo em que as mulheres detidas têm direito às mesmas proteções que os homens, elas têm direito a um tratamento especial devido às necessidades sociais, culturais e fisiológicas e aos papéis e às responsabilidades relacionadas com o seu gênero. Segundo a organização essas necessidades nem sempre são levadas em consideração pelo fato das mulheres constituírem uma pequena minoria da população carcerária e os presídios serem geralmente administrados por homens e para homens.

Direito Internacional

O Direito Internacional Humanitário e o Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece parâmetros para o tratamento de mulheres detidas com o objetivo de protegê-las, manter a sua dignidade e a sua privacidade em conformidade com as necessidades especiais que têm por causa do seu gênero. O CICV ressalta que a  responsabilidade em garantir que as detentas sejam tratadas com dignidade e mantidas em condições decentes, em todos os estágios de detenção é das autoridades penitenciárias.

A organização também chama atenção para a detenção de mulheres grávidas e o fato de crianças poderem acompanhar suas mães nos presídios. “ Pelo menos, a segurança e a integridade das detidas devem ser garantidas. Além disso, as instalações do presídio devem ser organizadas para respeitar o bem-estar e a privacidade das mulheres e das crianças”, diz o comunicado. Outro fator a ser observado na prisão de mulheres é que as detentas frequentemente são detidas longe das suas áreas de residência e do apoio vital de parentes e amigos, devido à escassez de presídios que atendam mulheres. “Quando as mulheres são as únicas provedoras da família, a sua detenção resulta inevitavelmente em enormes dificuldades para os seus dependentes”, alerta o CICV.

A organização  informa que são realizadas visitas a cerca de 500 mil detidos por ano, com o objetivo de impedir ou pôr fim à tortura, aos assassinatos extrajudiciais, aos desaparecimentos e a outras formas de maus-tratos, e de melhorar as condições de detenção. Nessas visitas, o CICV monitora a situação de grupos vuneráveis com necessidades específicas, incluindo mulheres e crianças. No Paraguai, o CICV apoia a Cruz Vermelha Paraguaia, que dá às mulheres detidas treinamento em artesanato que pode ser comercializado, em parceria com o Instituto Nacional de Artesanato, desde 2009.

* Com informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário