one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jean-Claude Duvalier e a sua esposa, Michelle

Imagem:

Compartilhar:

Depois de faltar a três audiências, Baby Doc nega crimes e diz que fazia justiça no Haiti

Criado em 01/03/13 09h41 e atualizado em 01/03/13 10h03
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Jean-Claude Duvalier 'Baby Doc'
Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, e a sua esposa, Michelle (Jacoboal/Wikimedia Commons)

Brasília - O ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier (1971-1986), conhecido como Baby Doc, de 61 anos, rebateu as acusações de crime contra a humanidade e corrupção nos 15 anos em que comandou o país. Baby Doc se apresentou ontem (28) ao Tribunal de Apelações de Porto Príncipe, na capital haitiana, para se defender das denúncias. Anteriormente, ele faltou a três audiências no mesmo tribunal – em 31 de janeiro e em 7 e 21 de fevereiro.

Na próxima semana, o tribunal deve promover nova audiência. Baby Doc disse que não comapreceu nos meses anteriores devido a "certos" problemas de saúde. Por três horas ontem, ele ouviu as acusações na presença de simpatizantes e opositores, além de parentes das vítimas. O juiz Jean Joseph Lebrun conduziu a audiência.

Leia também:

Justiça do Haiti determina que Baby Doc compareça ao tribunal para julgamento

Acusado de crimes contra a humanidade, Baby Doc falta à audiência na Justiça do Haiti

"[Quando governei] os haitianos viviam decentemente e mandavam seus filhos para a escola", ressaltou o ex-presidente, que negou ter dado ordens para prisões arbitrárias, assassinatos e torturas. Segundo ele, as ordens eram para “fazer justiça”. Baby Doc acusou organizações internacionais de direitos humanos de tentarem desestabilizar “seu governo em vez de ajudar a estabelecer a democracia no Haiti".

Baby Doc retornou ao Haiti há dois anos, depois de passar 25 anos como exilado na França. Desde então há uma investigação em curso na qual ele é denunciado por violações de direitos humanos. Em janeiro de 2012, o juiz Carves Jean decidiu processar o ex-presidente também por corrupção e peculato.

Organizações não governamentais indicam que – durante os governos de Baby Doc e do pai dele François Duvalier (1957-1971), conhecido como Papa Doc – foram mortos de 20 mil a 30 mil civis haitianos em decorrência de ações de forças paramilitares.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário