one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi  eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Imagem:

Compartilhar:

Em tradicional cerimônia, papa recebe manto, anel e Livro dos Evangelhos

Criado em 19/03/13 07h39 e atualizado em 19/03/13 07h46
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Jorge Mario Bergoglio é o novo papa
O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I. (Agência Télam)

Vaticano – Sob cânticos tradicionais da Igreja Católica Apostólica Romana, o papa Francisco recebeu hoje (19) o manto, o anel e o Livro dos Evangelhos – símbolos do começo do seu pontificado. Participaram da cerimônia os patriarcas das igrejas católicas orientais – ortodoxa armênia, russa, síria e grega, por exemplo –, o que simboliza a integração entre as religiões.

A cerimônia foi celebrada em grego, como forma de respeito aos rituais, segundo o Vaticano, mas a homilia em italiano. A temperatura de 12 graus Celsius, com sol, ajudou a multidão aglomerada na Praça São Pedro e nos arredores da basílica de mesmo nome. A presidenta Dilma Rousseff e representantes de mais 131 países participaram da cerimônia.

Leia também:

Papa pede a líderes políticos que sejam responsáveis e evitem destruição e mortes

Sorrindo, papa circula entre fiéis, beija crianças e abençoa peregrinos

Em seis dias, papa Francisco mostra que sua marca será a da simplicidade

Papa envia mensagem, por telefone, a fiéis argentinos em vigília em Buenos Aires
 
No Dia de São José, cuja data é celebrada hoje, a missa - a última etapa da cerimônia - foi dedicada a ele. Por isso, houve leituras referentes ao santo. O papa Francisco não deu a comunhão. Cerca de 500 padres deram a hóstia aos fiéis na Praça São Pedro.

A cerimônia começou no túmulo de São Pedro – considerado o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana – que está no altar central da basílica. São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, porque ele se considerava indigno de morrer da mesma forma que Cristo.

Na área onde está o túmulo, são mantidos o anel do pescador, o manto de lã (chamado em latim de pallium) e o Livro dos Evangelhos, entregues ao papa. O anel, pela primeira vez, não será em ouro mas em prata dourada, a pedido de Francisco. O ritual, que começou no centro da basílica, foi acompanhado por uma peregrinação de cardeais e patriarcas das religiões orientais. Os cânticos gregorianos foram entoados por dois corais.

Durante a procissão, foi cantada a música Laudes Regiae, o que significa “em honra de Cristo”. O mesmo cardeal que anunciou a célebre frase Habemus Papam (Temos Papa), o francês Jean-Louis Tauran Pierre, pôs o manto sobre os ombros do papa. O anel foi colocado no anelar da mão direita pelo decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano.

O manto é uma vestimenta litúrgica, feita de uma tira de pano de lã branca, e representa a tarefa do pastor, que é conduzir as ovelhas, no caso os fiéis. Só depois dessa fase da cerimônia, começa a  missa. Tradicionalmente, os cardeais fazem o ritual de obediência ao papa. Mais de 180 cardeais participaram da celebração. Também estiveram presentes os padres José Rodríguez Carballo e Adolfo Nicolás Pachón.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário