one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vaticano foto externa

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a hierarquia de governo da Igreja Católica

Criado em 04/03/13 16h10 e atualizado em 04/03/13 19h24
Por Allan Walbert Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Vaticano foto externa
Vaticano é a sede da Igreja Católica e papa é seu líder (Enrique Zepeda Venegas / Creative Commons)

A Igreja Católica Romana tem aproximadamente 1,2 bilhão de membros em todo o mundo. Segundo estimativas do Vaticano e do Banco de Dados Mundial do Cristianismo, a América Latina concentra 40% desse total e o Brasil é o país com maior população de adeptos. Para preservar a doutrina e liturgia da religião, a Igreja Católica conta com uma estrutura de governo hierarquizada e ramificada pelos cinco continentes onde atua.

De acordo com o professor de Direito e de direito canônico da Universidade Católica de Brasília (UCB), essa estrutura de governo é eficaz no sentido de garantir a padronização da liturgia nos diversos países onde o catolicismo romano é ensinado. “A mesma Palavra de Deus é celebrada da mesma forma em todas as partes do mundo”, explica.

Leia também:

Reunião preparatória para o conclave reúne 142 cardeais

Fiéis visitam local onde papa emérito mora provisoriamente

Entenda o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI

O funcionamento da Igreja Católica prevê a existência de três poderes: o de ensinar, o de santificar e o de governar. O poder de ensinar é visto como o mais importante nessa estrutura. Na esfera de santificação são aplicados os sete sacramentos (atos rituais): batismo, crisma, eucaristia, unção dos enfermos, reconciliação ou penitência, matrimônio e ordem.

A esfera de governo está ligada diretamente ao sacramento da ordem, pois é através dele que existem os papeis de comando protagonizados pelos diáconos, presbíteros (padres), bispos e o papa. Os cardeais são títulos conferidos pelo papa - geralmente a um bispo mas podendo ser a padre ou diácono - com a função de auxiliá-lo na estância superior de tomada de decisões e, além disso, participar do processo da escolha do novo papa. O título que transforma um bispo em cardeal não é considerado um sacramento.

Confira no infográfico abaixo a estrutura de governo da Igreja Católica

Descrição das funções

Papa: é a suprema autoridade. Considerado a 'cabeça do colégio dos bispos'. Seu cargo é vitalício. Possui autoridade para governar a doutrina e a fé católica. Seus entendimentos sobre a doutrina são considerados infalíveis pelo princípio da infabilidade. O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente.

Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano.

Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões. A diocese é uma unidade geográfica que compõe várias paróquias. O bispo comanda uma diocese. Uma arquidiocese é uma 'província eclesiástica' que abrange todas as dioceses de uma região; ela é comandada por um arcebispo. O bispo ou arcebispo tem o poder de estabelecer o sacramento da ordem. Ele pode elevar diáconos a padres.

Padre: indivíduo que recebeu a ordenação sacerdotal. O presbiterato é um sacramento da ordem em um nível acima do diácono. Entre as suas atribuições está a celebração da missa e o recebimento de confissões. Deve aderir ao celibato.

Diácono: primeiro nível da ordenação. Assiste o padre e os bispos na celebração dos ministérios. Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

O professor Paulo Bosco ressalva que uma estrutura como a estabelecida acima deve ser entida no campo de governo da igreja. “Se levarmos em consideração a base da Igreja Católica como um todo, esta seria composta por todos os seus adeptos”, explica.

Bosco detalha o entendimento de 'povo de Deus' para o catolicismo enquanto uma composição formada pelos leigos, clérigos e religosos. Leigos são os fiéis. Os clérigos são os que receberam o sacramento da ordem e entraram para a hierarquia do poder. Os religiosos são aqueles, leigos ou clérigos, que aderem à 'vida consagrada' e, em alguns casos, contemplativa (monges e frades, por exemplo).

“É interessante perceber que os leigos são fiéis que receberam o batismo. Os clérigos são esses fiéis que receberam o batismo e o sacramento da ordem. Eles são feitos ministros sagrados com a função de 'apascentar o rebanho'. Essa é a função do poder de governar da igreja”, afirma o professor.

 

Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário