one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Noco papa da Igreja Católica, Francisco

Imagem:

Compartilhar:

Escolha do nome é decisão pessoal do papa, dizem religiosos

Criado em 14/03/13 06h43 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Novo papa Francisco
Noco papa da Igreja Católica, Francisco (Reprodução/TV Vaticano)

Vaticano – A escolha do nome pelo cardeal eleito papa é pessoal. Ao ser anunciado que há papa, imediatamente o nome é divulgado. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, será o primeiro papa Francisco. Religiosos que acompanham o Colégio de Cardeais, do qual Bergoglio faz parte, dizem que a escolha refere-se a São Francisco Xavier.

São Francisco Xavier foi um missionário cristão e é apontado como um dos fundadores da Ordem dos Jesuítas – que é a do papa eleito ontem (13). Segundo a história do santo, nas missões como evangelizador e missionário, ele conquistou a conversão de várias pessoas ao cristianismo.


Leia também:

Primeiro sul-americano, papa Francisco já deixa sua marca

Novo papa é argentino e terá o nome de Francisco

Papa Francisco vai à igreja rezar por Nossa Senhora e dispensa carro oficial
 


A simplicidade, a proximidade com a população e a busca pela compreensão e pelo respeito à cultura local são marcas dos jesuítas. De acordo com a história, Francisco Xavier, que viveu no século 16, morreu humildemente sobre uma esteira segurando a cruz de madeira – que é o símbolo dos jesuítas. Ontem, ao ser apresentado aos fiéis, o papa usava a cruz de madeira.

O papa Francisco é da Ordem Companhia de Jesus, também conhecida como jesuíta, que foi fundada no século 16 e passou a ser conhecida por suas ações missionárias, de pesquisas e de  educação. Os jesuítas defenderam as primeiras reformas da Igreja Católica Apostólica Romana.
Na chegada dos portugueses ao Brasil, os jesuítas os acompanharam e atuaram na catequese dos indígenas.

Os princípios históricos dos jesuítas foram evocados nessa quarta-feira pelo papa. Ele ressaltou que uma das tarefas da Igreja é evangelizar. A afirmação ocorre no momento em que o número de católicos sofre redução em países nos quais sempre predominou, como o Brasil. O papa emérito Bento XVI demonstrava preocupação com a queda de fiéis da Igreja.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário