one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovens japoneses contam experiências após o tsunami que abalou o país em 2011 e o medo que têm dos efeitos da radiação

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes japoneses vêm ao Brasil pedir fim da energia nuclear

Criado em 11/03/13 14h14 e atualizado em 02/01/15 13h03
Por Por Joelma Couto

Sato Kimihiko, Nagasaki. Shimooka Mitsuhu, Hiroshima, Takano Sakura Fukushima e Sasaki Saya fazem parte do movimento Mensageiro da Paz do Ensino Médio. O movimento foi criado no Japão, em 1998, quando Índia e Paquistão fizeram experiências nucleares. Jovens estudantes de Nagasaki (cidade que foi destruída por uma bomba atômica em 1945 ) se sentiram na obrigação de fazerem algo para tentar impedir a proliferação de pesquisas nucleares.

Veja galeria de fotos:



Os Mensageiros Da Paz do Ensino Médio são selecionados através de um concurso de redação. O concurso é realizado em vários países inclusive no Brasil. Em 2012, dois alunos paulistanos, Daniela de Souza Silva e Vinicius de Carvalho, venceram a etapa brasileira e viajaram ao Japão para conhecerem as cidades de Nagasaki e Hiroshima. Em seguida, já como integrantes do Mensageiros da Paz, foram até a sede da ONU em Genebra e entregaram para o secretário-geral Ban ki-moom, um abaixo-assinado com mais de 150mil assinaturas contra as armas nucleares.

LEIA TAMBÉM:

- Japão lembra dois anos do tsunami

Para Yasuku Saito, diretora da Associação Hibakusha-Brasil pela Paz “é muito importante que jovens destes dois países tenham um intercambio para trocarem ideias e levantarem a voz mundo afora para realmente lutarem pela paz”, continua “a missão deles é muito grande”.

Jovens e um futuro de incertezas

Takano Sakura é da região de Fukushima. Perdeu a casa e muitos amigos. A adolescente conta que vive com o pai e um irmão mais novo em um abrigo temporário a 40 km da usina Fukushima Dai-ichi. Sua mãe e um irmão mais velho vivem com o irmão mais novo em uma província mais distante. Segundo informações que receberam do governo isso seria necessário para proteger o irmão caçula, pois as crianças seriam mais suscetíveis a desenvolver câncer.

Apesar de não ter nenhuma previsão de retorno, Sakura quer voltar a viver em Fukushima. Isso não acontece com Sasaki Saya, que não quer voltar para Iwate, província que foi destruída pelo tsunami.

Esta é uma questão que divide muitos japoneses. Durante a Cúpula dos Povos, realizada no Rio de Janeiro em 2012 Takako Shishido denunciou ser vitima de preconceito por não querer voltar a morar em Fukushima. Tem medo dos efeitos da radiação e se diz vitima de preconceito por parte daqueles que acreditam que todos devam ficar e trabalhar na reconstrução.

Sasaki também tem medo de voltar, mas, não por causa da usina e sim do tsunami. A jovem de 18 anos conta que “não sabemos quando haverá outro tsunami”. Sofremos pressão principalmente por parte das colônias de pescadores para ficar em Iwate e reconstruir a cidade.

Segundo Yasuku Saito muitas pessoas querem que o governo não reconstrua as casas em regiões próximas ao mar, mas sim, em um local mais afastado, mais protegido. Já pessoas como Takako sofrem com o medo da radiação e não querem voltar para Fukushima.

Fontes renováveis

Sato Kimihiko de Nagasaki foi educado a acreditar que a energia nuclear é segura, limpa, mas, em atividades com os sobreviventes da bomba atômica em Nagasaki também aprendeu a ver o outro lado, que mata e destrói. Sato conta que foram feitas pesquisas que indicam que o Japão não precisa utilizar a energia nuclear, porque outras fontes existentes no país podem perfeitamente substituir as usinas nucleares. Mas, “neste momento nós precisamos saber usar a energia para que não falte, para que não haja racionamento” continua “também devemos investir em pesquisas com fontes renováveis e mais limpas e abolir a energia nuclear que é a essência da bomba atômica”, afirma ele.

Após o acidente em Fukushima, o governo japonês fechou as 54 usinas nucleares existentes no país e posteriormente duas foram reativadas. Segundo site do Greenpeace a cidade de Fukushima tomou a decisão de não religar a usina Dai-ichi e vai construir o maior parque eólico do mundo até 2020. A energia nuclear deverá ser banida do país até 2040.

Mas, segundo a estudante Shimooka Mitsuho o governo japonês tenta vender a ideia de que “as usinas nucleares podem ser mais seguras no futuro”, mas para ela, superar esta barreira não será fácil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário