one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff em encontro com o papa Francisco no Vaticano

Imagem:

Compartilhar:

Francisco demonstra conhecer política de combate à pobreza no Brasil

Criado em 20/03/13 09h29 e atualizado em 20/03/13 10h52
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Dilma Roussef e o papa Francisco
Presidenta Dilma Rousseff durante encontro o papa Francisco, no Palácio Apostólico (Roberto Stuckert Filho/Presidência)

Vaticano – Na conversa com a presidenta Dilma Rousseff, o papa Francisco demonstrou hoje (20) conhecer a política de combate à pobreza e à fome desenvolvida no Brasil. Dilma reiterou que a prioridade do papa é dar assistência aos pobres e mais frágeis, tema que Francisco ressaltou em seus sermões desde que foi eleito papa no último dia 13. A presidenta foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do pontificado.

“O papa é extremamente carismático e tem um compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil muito importante porque o governo brasileiro vem, nos últimos dez anos, a partir do [ex-presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] focando a questão da superação da pobreza”, disse a presidenta, que se reuniu com o papa no Vaticano.

Leia também:

Papa diz a Dilma que ficou comovido com tragédia em Santa Maria

Papa diz a Dilma que combate às drogas depende de empenho conjunto e reforço de valores para a juventude

Dilma se hospeda em hotel porque embaixada está temporariamente desocupada, dizem ministros

“[Expliquei para ele que essa] é uma política de Estado. Expliquei como é que estamos. Mas ele conhecia bem. Não houve surpresa, ele conhecia bastante bem”.

A presidenta disse ainda que, durante a audiência, o papa contou ter se emocionado ao ver um catador de papel argentino, representando a categoria, na cerimônia de inauguração do pontificado. “Ele [Francisco] tratou da questão de proteção às populações mais fragilizadas”, acrescentou.

“Eu falei que nós fazemos uma missa com os papeleiros [os catadores de papel]. Ele [Francisco] falou bastante sobre isso”, disse Dilma. “A conversa foi muito boa e muito interessante. Fui a primeira a ser recebida depois da intronização [que marca o início do pontificado]. O papa, inclusive, disse: 'Você pode falar porque é a primera vez que estou recebendo uma pessoa aqui.”

Dilma informou que o papa entende bem o português e fala uma mistura do idioma com o espanhol. “Ele fala portunhol, como nós”, brincou. Ela ficou impressionada com o carisma de Francisco. “Ele é um papa normal”, ressaltou.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário