one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Futuro papa deve ser escolhido pelo perfil, conhecimento e pela habilidade, diz arcebispo de Brasília

Criado em 01/03/13 09h04 e atualizado em 01/03/13 09h19
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília
Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (Wikimedia Commons)

Brasília – O sucessor de Bento XVI deve ser escolhido por seu perfil, conhecimento e por sua habilidade, e não pelo país que representa, segundo o arcebispo metropolitano de Brasília, dom Sergio da Rocha, 53 anos. Para ele, a discussão sobre a origem do futuro papa não deve ficar em primeiro plano, pois causaria uma série de dificuldades. A eleição do papa ocorrerá durante o conclave, ainda sem data para começar. No total, 115 cardeais estão aptos a votar.

“É claro que ficamos felizes [com a possibilidade de brasileiros serem cotados como sucessores]”, disse o arcebispo, após celebrar a missa de Ação de Graças a Bento XVI. “Estamos em comunhão com o sucessor do papa. Mas condicionar a escolha à origem do escolhido pode criar dificuldades. O Ministério Petrino [o pontificado] tem um valor que vai além [disso]”, ressaltou.

Leia também:

Começam reuniões prévias para a escolha de sucessor de Bento XVI

Igreja entra em uma nova etapa, dizem arcebispos brasileiros que votarão no conclave

Entenda o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI

Confira imagens dos papas dos séculos 20 e 21

Dom Sergio da Rocha destacou ainda que a “figura do papa” transcende a “figura humana”. “O papa ocupa o lugar do apóstolo Pedro [que para os católicos foi o primeiro papa, escolhido por Jesus Cristo]. Isso deve ser valorizado ainda mais na escolha [do sucessor]”, disse o arcebispo.

Ontem (28) a Arquidiocese de Brasília orientou todas as igrejas da cidade para a celebração de missas de Ação de Graças a Bento XVI. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, dom Sergio da Rocha, destacou que Bento XVI deixou a marca do amor e da caridade. Segundo ele, a decisão da renúncia deve ser recebida por todos com serenidade, fé e oração.

O arcebispo de Brasília encaminhou um documento às igrejas da cidade para que incentivem as orações durante o período que começa a partir das 20h de hoje que é chamado de sé vacante (período referente à ausência do papa).  Durante a missa de hoje dom Sergio da Rocha destacou que Bento XVI é um “exemplo de humildade, força e despojamento”.

Assim que o conclave for finalizado, com a escolha do sucessor de Bento XVI, as igrejas de Brasília deverão homenagear o próximo papa. O arcebispo disse que devem ser tocados os sinos das igrejas: “Como manifestação de júbilo e acolhida ao novo pastor supremo”.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário