one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cardeais estão em Roma para definir o novo papa

Imagem:

Compartilhar:

Grupo de 90 profissionais dará suporte a cardeais durante o conclave

Criado em 11/03/13 11h30 e atualizado em 11/03/13 15h57
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano - 2
Nos dias do conclave, os 115 cardeais são isolados do mundo, não podem receber informações externas (TheCreativePenn/Creative Commons)

Vaticano – Um grupo de 90 profissionais, que não são religiosos e pertencem a várias áreas, acompanhará de perto o processo de eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI a partir de amanhã (12). São médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes que darão o suporte aos cardeais nos dias em que ocorrerem as votações. 

Esses profissionais são submetidos a um rigor semelhante ao dos religiosos e devem manter sigilo sobre o que observarem nos dias de votação. No final da tarde de hoje (11), os 90 profissionais farão um juramento de sigilo. Há uma cerimônia exclusiva para eles que não poderá ser acompanhada pela imprensa.


Leia também:

Mais de 4,8 mil jornalistas de 65 países pediram autorização para cobrir conclave

No primeiro dia do conclave, fumaça será emitida até o começo da noite

Conclave que vai eleger novo papa terá início na terça-feira
 

 

 

Nos dias do conclave, os 115 cardeais são isolados do mundo, não podem receber informações externas, chamadas telefônicas nem ler o noticiário. Um forte esquema de segurança foi montado para garantir o isolamento e o sigilo do processo de eleição do papa.

Durante os dias de votação, os cardeais dormem na Casa Santa Marta, que é uma hospedagem com quartos, banheiros e refeitórios, além de uma capela. Eles usarão um túnel para se deslocar da hospedaria à Capela Sistina para as reuniões do conclave. Pelas normas da Igreja Católica Apostólica Romana, o conclave não tem prazo para acabar. Os vaticanistas italianos, especialistas em temas da Igreja, estimam que durará de três a 11 dias.

 

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário