one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ilha sul-coreana de Baengnyeong fica na província de Incheon

Imagem:

Compartilhar:

Ilha de Baengnyeong será primeiro alvo da Coreia do Norte em caso de conflito

Criado em 12/03/13 10h45 e atualizado em 12/03/13 19h33
Por Portal EBC*

Ilha de Baengnyeong
A ilha sul-coreana de Baengnyeong fica na província de Incheon (Amble/Wikimedia Commons)

A ilha sul-coreana de Baengnyeong será o primeiro alvo do exército norte-coreano em caso de conflito. A informação foi publicada pela imprensa oficial norte-coreana e atribuída ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um. A ilha fica próxima da fronteira marítima entre o Sul e o Norte e tem várias unidades militares.

Kim Jong-um falou durante uma visita a casernas militares situadas próximas da fronteira. A visita coincidiu com o início do exercício militar anual conjunto da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, o chamado "Key Resolve". O regime de Pyongyang (Coréia do Norte) denuncia essas manobras militares como um teste para invadir o seu território. "Assim que a ordem for dada, devem destruir as costas dos inimigos dementes, cortar-lhes a garganta e mostrar claramente o que é uma verdadeira guerra", declarou Kim Jung-un, de acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA.

LEIA TAMBÉM:

Saiba mais sobre a ilha ameaçada de ser atacada pela Coreia do Norte

Segundo Kim Young-gu, da lha de Baengnyeong, os abrigos para os civis estão prontos para receber a população. "Não há verdadeiramente um êxodo maciço de uma população em pânico para o continente, mas, para ser franco, temos medo", declarou à agência noticiosa francesa AFP.

A Coreia do Norte ameaçou começar uma "guerra termonuclear" e denunciou o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53). A tensão na península aumenta após o lançamento de um foguete que Seul e aliados consideraram um míssil balístico.

Pyongyang contesta a linha de demarcação marítima entre o Norte e o Sul, traçada pela ONU depois da Guerra da Coreia, com vários confrontos nos últimos anos.

Em fevereiro, o regime Pyongyang realizou um terceiro teste nuclear, o que levou o Conselho de Segurança da ONU a aprovar novas sanções contra a Coreia do Norte.

O Ministério da Defesa sul-coreano, diz que o Norte fazendo "pressão psicológica" e deverá iniciar, em breve, manobras militares. "Teremos que responder de maneira a causar ainda mais danos", advertiu o porta-voz do Ministério Kim Min-seok.

Na segunda-feira, o Departamento do Tesouro norte-americano aprovou sanções contra o banco do comércio exterior norte-coreano (FTB), para tentar impedir a entrada de divisas usadas por Pyongyang para financiar os programas nuclear e balístico.

* Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário