one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Por enquanto, não há relatos de danos e vítimas

Imagem:

Compartilhar:

Japão ativa novo sistema de aviso de tsunami com foco na retirada de pessoas

Criado em 07/03/13 07h54 e atualizado em 07/03/13 08h13
Por © Agência Lusa

Havaí
O aviso "enorme" será dado às ondas superiores a 3 metros, enquanto o "elevado" servirá para alertar a população para a ocorrência de ondas entre 1 e 3 metros de altura. (Vihh/Creative Commons)

Brasília - A Agência de Meteorologia do Japão ativou hoje (7) um sistema de aviso de tsunami, cujo objetivo é disponibilizar melhores mecanismos de alerta para a retirada das pessoas. Atualmente, o sistema apenas informa a altura das ondas.

Com o novo mecanismo, a agência oferecerá, durante os três minutos seguintes à ocorrência de abalo de intensidade igual ou superior a oito na escala Richter, informações sobre a provável ocorrência de um tsunami usando dois termos: "elevado ou enorme".

O aviso "enorme" será dado às ondas superiores a 3 metros, enquanto o "elevado" servirá para alertar a população para a ocorrência de ondas entre 1 e 3 metros de altura.

A Agência Meteorológica do Japão vai também utilizar expressões mais claras e descritivas para que a população possa avaliar a gravidade da situação.

O novo sistema surge dois anos depois do tsunami que atingiu o Nordeste do Japão e que provocou a morte de 15.881 pessoas e o desaparecimento de 2.676, segundo dados atualizados da polícia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário