one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo do Uruguai tenta apoio da população para legalizar a maconha

Imagem:

Compartilhar:

Legalização da maconha será discutida publicamente no Uruguai

Criado em 04/03/13 16h23 e atualizado em 04/03/13 16h47
Por Portal EBC*

Legalização da maconha
Governo do Uruguai tenta apoio da população para legalizar a maconha (Télam)

O governo uruguaio iniciará em 4 de abril um processo de debates em todo o país para enriquecer e explicar o projeto que legaliza a produção e distribuição de maconha. O projeto encaminhado ao legislativo pelo presidente José Mujica prevê que usuários recebam até 40 gramas de maconha por mês e poderão ter até seis plantar para o consumo pessoal.

O processo de discussão social será feito junto a especialistas nacionais e internacionais com duração de 90 dias para que o projeto continue sua tramitação no âmbito legislativo. Até o início de junho, o governo uruguaio promoverá debates, mesas redondas, conferências e seminários sobre a cannabis em cada um dos 19 estados do país.

Leia também:

Uruguai vai aconselhar comer ou inalar maconha

Colômbia estuda nova lei de drogas focada na prevenção do consumo

Presidente do Uruguai volta a insistir na legalização da maconha

Mujica volta atrás sobre projeto de liberar maconha

Pesquisa aponta que 64% dos uruguaios reprovam legalização da maconha

O executivo espera que o anteprojeto seja aprovado até o final do ano. A produção e distribuição de maconha será regulada pelo Estado, que prevê a entrega de licenças à iniciativa privada para a produção, elaboração e distribuição da planta. Para obter a licença, a pessoa não pode apresentar nenhum antecedente na Justiça, além de estar em dia com os impostos e a previdência social. As áreas destinadas à plantação também serão delimitadas pelo Estado.

O projeto que o governo Mujica busca aprovar antes do fim do ano sustenta que todas as suas disposições estão relacionadas com a política de redução de danos na questão da dependência em consumo de drogas, ainda quando reconhece os efeitos prejudiciais dessa prática. A idéia de um maior "consenso social" em torno partiu do próprio presidente Mujica que pediu a paralisação momentânea de sua tramitação aos legisladores que integram a comissão especial sobre consumo de entorpecentes .

O atual projeto estabelece que o Estado assumirá o controle e a regulação das atividades de importação, produção, aquisição a qualquer título, armazenamento, comercialização e distribuição de maconha ou seus derivados. O último debate legislativo sobre o tema aconteceu em novembro e desde então não houve nenhuma modificação ao texto, que deve voltar às mãos dos legisladores após o recesso parlamentar.

* Com informações da agência pública de notícias da argentina, Télam

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário