one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Michel Djotodia

Imagem:

Compartilhar:

Líder dos rebeldes na República Centro-Africana diz que vai convocar eleições

Criado em 25/03/13 18h57 e atualizado em 25/03/13 19h18
Por Da Agência Brasil* Edição:Carolina Pimentel

Líder dos rebeldes na República Centro-Africana diz que vai convocar eleições
Michel Djotodia (globalvoices.org)

Brasília – O líder dos rebeldes que tomaram o poder na República Centro-Africana, Michel Djotodia, anunciou hoje (25), em sua primeira mensagem à nação, que vai convocar eleições gerais no prazo de três anos, informou a agência de notícias de Portugal, Lusa.

Segundo Djotodia, o governo de François Bozizé deixou de cumprir acordos de paz e por isso os rebeldes, ligados a um grupo chamado Seleka, tomaram o poder no país. Ele anunciou a dissolução da Assembleia Nacional e a suspensão da Constituição. De acordo com o líder, um conselho para transição será criado, conforme a Lusa.

Deposto ontem (24) da presidência, François Bozizé fugiu do país em direção a Camarões. Ele deixou o país, após os rebeldes terem tomado a capital Bangui.  O domínio dos rebeldes ocorreu depois de três dias de confrontos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu estar preocupado com os “graves relatos de violações de direitos humanos” no país. A União Africana suspendeu a nação da organização e impôs sanções a sete responsáveis do movimento Seleka.

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou à Agência Brasil que apenas cinco brasileiros moram na República Centro-Africana. Segundo diplomatas, os brasileiros estão bem, mas receberam recomendações para redobrar a segurança pessoal. Em nota, o governo do Brasil condenou a ação que derrubou Bozizé.

A história política da República Centro-Africana é conturbada e marcada pela instabilidade. Ex-colônia da França, o país se tornou independente em 1960. Em 1976, o então presidente Jean-Bédel Bokassa se declarou imperador, mas foi deposto em meio a denúncias de violações de direitos humanos. Em 1979, o país voltou a ser República e o governo civil foi restaurado em 1986. Em 2003, Bozizé chegou ao poder após um golpe de Estado.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário